ESG FMCG Homepage Newsletter

Continente é o primeiro retalhista a eliminar as tampas de plástico dos iogurtes líquidos de marca própria

Por a 26 de Julho de 2023 as 12:43
Continente

O Continente é o primeiro retalhista a eliminar as tampas de plástico dos iogurtes líquidos de marca própria. Assim, segundo comunicado, garante  a diminuição de plástico e evita que estas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão.

As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.

Esta alteração, que já começa a ser visível nas lojas, vai permitir poupar cerca de 100 toneladas de plástico por ano, reduzindo assim em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos por ano.

Os iogurtes da marca Continente vão sofrer uma outra alteração na sua embalagem: o rótulo deixará de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor final para o combate ao desperdício alimentar.

O Continente sublinha ainda que em 2022 atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021). Adicionalmente, a marca criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens mais sustentáveis e efetivamente recicláveis para os seus produtos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *