FMCG Homepage Newsletter

Danone implementa programa para promoção do bem-estar dos seus colaboradores

Por a 20 de Julho de 2023 as 10:52
Danone

A Danone Portugal relança BeWell, um programa abrangente de bem-estar que reúne todas as iniciativas da empresa para cuidar do bem-estar dos colaboradores que integram a empresa em Portugal, tendo em conta todas as dimensões da saúde e da estabilidade socioeconómica: bem-estar físico, emocional e nutricional.

Através do BeWell, a empresa líder em alimentação saudável e a primeira FMCG com certificação B Corp em Portugal oferece um conjunto de benefícios, medidas e soluções de bem-estar que se adaptam a cada pessoa e necessidade, respeitando as diferentes fases da vida. Segundo a empresa, o projeto que foi criado em resposta às necessidades e pressões da sociedade atual e que, desta forma, abrange as dimensões fundamentais para o bem-estar da equipa.

De acordo com o Eurobarómetro Portugal – Desporto e Atividade Física 2022, 73% dos portugueses não fazem exercício físico e 59% da população sofre de stress relacionado com o trabalho, segundo dados da OMS. O Eurobarómetro olhou ainda para o impacto da pandemia de covid-19, que em Portugal manteve 41% dos inquiridos fisicamente ativos mas com menos frequência, outro valor acima da média europeia, de 34%. Estas preocupações e necessidades foram também transferidas para a esfera profissional e nesse sentido os colaboradores afirmam que a sua empresa deveria preocupar-se mais com o seu bem-estar geral.

“A saúde está no centro da nossa missão: levar a saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível. É a nossa bússola e começa connosco, envolvendo toda a equipa de Danoners. Com o relançamento do programa BeWell, vamos trabalhar para garantir e promover as condições para que todas as pessoas possam maximizar a sua saúde, bem-estar e energia, de forma a desfrutarem da vida e ser a melhor versão de si mesmas, pessoal e profissionalmente. Mais um exemplo dos nossos valores de Humanismo, colocando as pessoas no centro, Abertura e Proximidade ouvindo e compreendendo as suas necessidades e Entusiasmo pela paixão com que promovemos este projeto”, refere Élio Alves, Diretor de Recursos Humanos da Danone Portugal.

Com o BeWell, a empresa pretende unificar todas as suas iniciativas – locais e globais – em prol do bem-estar dos seus colaboradores sob um único projeto coerente, sólido e robusto, centrado em três pilares resultantes de uma combinação de prioridades fundamentais: nutrição, bem-estar físico e emocional.

A nível nutricional, a Danone tem como objetivo facilitar o acesso a informações e conhecimentos sobre alimentação saudável e nutrição, para que os colaboradores possam beneficiar dos conhecimentos da empresa para promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Para isso, foram implementadas ações como workshops com especialistas, oferta de ideias de menus saudáveis e acesso a produtos da Nutricia, a categoria de Nutrição Especializada da empresa.

No pilar do bem-estar emocional, a Danone pretende priorizar o equilíbrio emocional e a resiliência, promovendo iniciativas que tenham um efeito positivo na conciliação da vida profissional e pessoal, aumentando a consciencialização para a importância da saúde mental com medidas para incentivar a desconexão digital, a adaptação dos espaços de trabalho, a maximização da flexibilidade individual e a eficiência coletiva (horários de reuniões, regras de colaboração…), que estão a ser muito bem recebidas, uma vez que 85% dos colaboradores as manteriam e 58% indicam que têm um impacto positivo no seu bem-estar e energia.

Além disso, o bem-estar emocional implica um acompanhamento adaptado em função da etapa da vida. Por isso, a Danone tem em conta situações como a maternidade ou a paternidade, o estatuto familiar (com ou sem filhos), a segurança social ou questões como a remuneração flexível, entre outras. Em Portugal, a Danone implementou recentemente a jornada de trabalho de verão, de forma a permitir aos colaboradores ter um horário mais flexivel durante os meses de verão. As vantagens são inúmeras, uma vez que permite que os colaboradores disponham de mais tempo para se dedicar ao lazer e a outras atividades fora do trabalho, aumentar a sua motivação, produtividade e, principalmente, reduzir a sensação de stress. Por outro lado, consolida o compromisso do colaborador com a empresa e aumenta o seu nível de envolvimento.

No que diz respeito ao pilar do bem-estar físico, a Danone pretende dar aos colaboradores a oportunidade de cuidarem do corpo para terem energia para aproveitar a vida, garantindo o acesso a um conjunto de benefícios que lhes permitam cuidar da sua saúde de forma proativa, como as parcerias com ginásios e as massagens no local de trabalho.

Segundo Élio Alves, medir o impacto destas iniciativas é fundamental para garantir o sucesso e a evolução deste programa: “medimos o impacto do programa BeWell através de dois tipos de indicadores: o impacto direto de ações específicas e através de um “índice de bem-estar” (uma lista de questões sobre saúde, segurança e bem-estar que medimos através do inquérito anual sobre o clima organizacional). Estabelecemos para nós próprios a ambição de melhorar ainda mais e aumentar em 13 pontos o “índice de bem-estar” organizacional.

Além disso, a Danone refere que vai continuar a trabalhar em campanhas de sensibilização sobre a importância de cuidar das pessoas, principalmente no início do programa e aquando do acolhimento de novos colaboradores na empresa. A equipa da Danone dispõe de um mapa de recursos de aprendizagem para melhorar a saúde emocional e bem-estar dos Danoners, em todos os formatos, através da plataforma CampusX, a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *