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“O balanço em Portugal é francamente positivo”

Por a 17 de Julho de 2023 as 10:07
Richard Demory - diretor de marketing em Portugal Oney Bank

O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental da empresa. Este lançamento foi o ponto de partida para uma conversa com Richard Demory, diretor de marketing do Oney Bank em Portugal, que reforça o compromisso para com o ambiente e fala sobre a operação no nosso país.

Estão presentes em Portugal desde 1994. Qual o balanço da vossa presença no nosso país?
O balanço em Portugal é francamente positivo. Desde a nossa entrada no país criámos centenas de postos de trabalho e temos acompanhado as tendências de consumo de milhões de portugueses com soluções de financiamento e seguros que dão liberdade de escolha a cada consumidor. Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes!
Nos últimos anos verificou-se uma evolução significativa nas soluções e nos tipos de crédito à disposição dos consumidores, que o Oney acompanhou sempre. Esta evolução refletiu-se tanto na diversificação dos tipos de crédito, como na simplificação dos processos de obtenção do mesmo, aspeto em que o Oney se destaca, também, pela disponibilização de soluções mais flexíveis, rápidas e acessíveis. O consumidor está mais recetivo a novas formas de pagamento e esta tendência é transversal na sociedade.
Por outro lado, no Oney privilegiamos a simplicidade e também a transparência na comunicação com o cliente. O nosso objetivo passa sempre por contribuir para uma maior literacia financeira e por isso, abordamos temas como crédito, poupança, responsabilidades financeiras… queremos que os consumidores tenham acesso a toda a informação e conhecimento que lhes permita escolhas mais responsáveis.

Ao falar no Oney Bank é obrigatório realçar o Cartão Jumbo, hoje Cartão Oney Auchan. Tem sido uma parceria de sucesso…
O Cartão Oney Auchan – antigo Cartão Jumbo mais – foi o primeiro cartão de crédito associado à área do retalho. Criado em 1994, este cartão faz parte do dia a dia de milhares de portugueses e é o maior e mais representativo cartão privativo em Portugal.
A verdade é que a história das duas entidades está intrinsecamente ligada. Afinal, a nossa começou no grupo Auchan, que detinha o Oney Bank a 100%, e que desde outubro de 2019 mantém 49.9% do seu capital, uma vez que o BPCE adquiriu 50.1%.
Graças à satisfação dos clientes, ao sucesso e ao potencial das soluções apresentadas, alargou-se o âmbito da empresa a outras insígnias e a outras áreas de negócio, para que um maior número de cidadãos pudesse ser beneficiado.
É importante também destacarmos que o Cartão Oney Auchan, enquanto cartão de crédito privativo, é uma vantagem exclusiva dos membros do Clube Auchan, ou seja, está totalmente integrado no programa de fidelização do nosso parceiro. Destacamos também o nosso acompanhamento local e nacional, na animação de momentos-chave para a Auchan e falamos concretamente de momentos de aniversário e aberturas de lojas.

Que principais atributos valorizam no mercado português?
É inegável que há muitos aspetos que nos ligam a Portugal: da cultura à gastronomia, passando pelo gosto de beber uma cerveja numa boa esplanada e, sobretudo, a possibilidade de usufruir de uma refeição a preços acessíveis. Acreditamos que estes fatores contribuem para o sucesso das nossas franquias em Portugal e é com base neles que decidimos continuar a apostar neste país.
A decisão de continuar a apostar em Portugal parte assim de uma evolução natural pela proximidade do país e pela boa receção que as nossas insígnias têm no mercado português. De facto, a forma como temos crescido é exemplo da confiança que os franchisados portugueses depositam em nós. Por exemplo, nos dois anos de pandemia, quando o setor estava a passar por sérias dificuldades, fomos dos poucos negócios a duplicar a presença em número de lojas nesse período.

Quantos parceiros têm em Portugal? Qual tem sido o crescimento e quais as soluções mais procuradas?
Estamos em constante crescimento ao nível de novos parceiros. Em Portugal conseguimos diversificar em várias áreas como tecnologia, eletrodomésticos, casa e decoração, alimentação e bens para animais, mobilidade, energia, cultura e lazer, música, moda, desporto, joalharia…
À escala do nosso grupo, por exemplo o Buy Now Pay Later não é de todo novo, uma vez que o produto foi lançado há mais de 15 anos em França, com a Pixmania, um parceiro web que queria um produto muito mais simples, mais fácil de subscrever e de gerir.
No caso concreto de Portugal, de acordo com o estudo que realizamos regularmente – Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra – esta solução é utilizada por mais de um terço dos portugueses (35%).
Há outro dado muito interessante, que é o facto de 44% dos portugueses nos explicarem que não teriam comprado determinado produto, se na marca em questão não fosse possível pagar de modo fracionado. Os retalhistas parceiros têm vindo a aumentar porque compreenderam muito bem a contribuição destes produtos para o seu negócio, como uma ferramenta que permite concretizar as vendas, aumentar o cabaz médio e aumentar a fidelização dos clientes.
Sem esquecer soluções de financiamento com duração mais alargadas, que continuam a ser privilegiadas pelos consumidores, como Cartões de Crédito, Linhas de Crédito… Temos uma gama de soluções para todas as necessidades.

O crédito pessoal diminuiu no período da pandemia. Os valores já voltaram a inverter?
É um facto que a pandemia afetou todos os setores, sem exceção, pois verificou-se uma diminuição de concessão de crédito pessoal durante esse período, em grande parte devido à incerteza económica. No entanto, verifica-se agora que esta tendência se alterou, voltando a registar-se procura nesta tipologia de crédito.

Neste momento quais as principais soluções que oferecem?
Atualmente, o Oney oferece uma gama de produtos e serviços que passam pelo Crédito Pessoal Oney, Crédito Energias Renováveis e Linha de Crédito, bem como cartões de crédito privativos com as marcas Auchan, Leroy Merlin, Norauto, entre outros; meios de pagamento fracionado como o 3x 4x Oney, e seguros.
Esta realidade do setor dos seguros é muito interessante, porque permite–nos expandir a gama… para ajudar a concretizar, já desenhámos seguros no âmbito da proteção auto, casa e saúde; criámos também para as situações de proteção de pagamento; proteção de pessoas, incluindo situações de lesões e hospitalares, por exemplo; assim como seguros para equipamentos, e aqui falamos tanto de equipamentos de mobilidade mais sustentáveis, como para situações em que queremos aumentar a garantia dos produtos. Portanto, continuamos a diversificar bastante neste setor dos seguros.

O atual contexto em que vivemos fez com que os hábitos dos consumidores mudassem. Como têm trabalhado esta realidade?
É um facto que houve transformação no setor e um boost no comércio digital durante os confinamentos, com limitações impostas à mobilidade dos cidadãos e espaços comerciais fechados. Mas esta tendência continua muito para além dos confinamentos.
A mudança dos hábitos de consumo foi notória e verifica-se ao nível dos pagamentos, acelerando o crescimento do ‘sem contacto’, e, no âmbito do crédito, de novas soluções como o Buy Now Pay Later que, no contexto económico atual, é uma solução para apoiar o consumo em Portugal e na Europa.
Num cenário de inflação, no final de 2022, divulgámos os resultados da terceira edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, que concluiu que quase 1 em cada 3 consumidores europeus vai recorrer a soluções de financiamento para grandes compras e que 35% dos portugueses planeiam pagar as suas compras em 3 ou 4 prestações.
Dadas as circunstâncias económicas atuais, os pagamentos fracionados tornaram-se na opção preferencial para apoiar o cliente num consumo melhor e para gerir da melhor forma as despesas do dia-a-dia.

Muitas vezes fala-se em facilitismo na aquisição de um crédito. Como lidam com estas afirmações e como trabalham para um consumo com responsabilidade?
Acreditamos que a literacia financeira desempenha um papel fundamental na vida dos consumidores e que é imprescindível que todos tenham a capacidade de compreender e utilizar o crédito de forma responsável.
Queremos que os nossos clientes tomem decisões financeiras informadas e que façam a gestão do dinheiro de forma responsável e, por isso, promovemos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras (ONGD) sessões de literacia financeira. Até ao momento, as nossas sessões já chegaram a quase 4 mil alunos dos vários níveis de ensino, de norte a sul do país. Estamos muito satisfeitos com estes resultados.
Só neste ano letivo o Oney promoveu mais de 60 sessões de literacia financeira, com o apoio de 20 colaboradores em 19 escolas, chegando assim a 1572 alunos que ficaram dotados de conhecimentos para tomar decisões sobre as suas finanças pessoais de modo mais responsável. De futuro, queremos continuar a contribuir para a formação de uma sociedade financeiramente mais informada.
Por outro lado, o Oney, como uma das empresas que opera no mercado de crédito regulada pelo Banco de Portugal, tem como requisito garantir que toda a informação prestada ao consumidor é sempre clara e transparente, bem como respeita todos os critérios do regulador, para avaliar se existe um risco potencial de sobre-endividamento do cliente, ao nível de todos os produtos, inclusive com o Buy Now Pay Later.

Qual o foco do Oney Bank para Portugal nos próximos tempos?
O nosso foco mantém-se no acompanhamento dos nossos parceiros, dos retalhistas e dos consumidores, e na inovação e criação de produtos e de serviços que respondam às necessidades de ambos, com maior enfoque no digital.

“A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância”

Richard Demory - diretor de marketing em Portugal Oney Bank Acabam de lançar o Seguro Mobilidade. Em que consiste este novo seguro?
É um seguro de mobilidade que se aplica a meios de transporte mais sustentáveis, adquiridos nas lojas da Auchan e que pretende fomentar um estilo de vida mais ‘verde’ e responder às necessidades dos consumidores que veem como prioridade as questões ambientais.
Este seguro permite segurar bicicletas elétricas, intermodais, de estrada, montanha ou cidade, bicicletas para crianças; trotinetes elétricas, skates elétricos, hoverboards, bem como os respetivos acessórios. Não tem franquias nem períodos de carência e a adesão pode ser efetuada no momento da compra dos equipamentos, nas lojas Auchan, ou posteriormente, a qualquer momento, através do QR Code disponibilizado

Já tinham lançado o Crédito Energias Renováveis Oney. Esta é uma resposta a uma crescente procura por soluções amigas do ambiente?
Sim, lançámos este crédito no início de 2023 e financia e apoia os projetos domésticos sustentáveis. Sabemos que é uma tendência em crescimento, que entrou definitivamente no dia-a-dia dos portugueses, que revelam estar cada vez mais dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais conscientes. Segundo o mesmo Barómetro, mais de 90% dos portugueses estão dispostos a mudar os hábitos de consumo para escolhas mais conscientes e criteriosas.

Como olha para este segmento em Portugal?
A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância e manifesta-se em diversas áreas. Entre elas, destacam-se a integração dos critérios ESG nas decisões de investimento, na concessão de crédito e no desenvolvimento de produtos, e, no Oney, estamos bastante atentos a essas tendências. Além disso, assumimos o compromisso de incorporar a sustentabilidade no nosso modelo de negócio, o que se reflete na promoção de investimentos mais sustentáveis e na execução de projetos com impacto positivo no meio ambiente.
Reconhecemos a crescente procura por soluções de eficiência energética e mobilidade sustentável, entre outros exemplos. Essa procura impulsiona a criação de produtos financeiros específicos que atendam a essas necessidades. Trabalhamos nesse sentido, contribuindo para oferecer seguros para a mobilidade em transportes amigos do ambiente e criando campanhas que incentivem a aquisição de produtos mais sustentáveis.
Além disso, realizamos pesquisas regulares para compreender e acompanhar os hábitos de consumo das pessoas e orientar as decisões de negócio, para que sejam cada vez mais amigas do planeta.
A sustentabilidade desempenha também um papel fundamental na construção de uma reputação positiva para as instituições financeiras. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e procuram estabelecer parcerias com empresas comprometidas com estas temáticas.
É essencial adaptarmos as nossas práticas para responder a essas expetativas, demonstrando o nosso empenho e responsabilidade socio-ambiental. Estamos dedicados a desenvolver estratégias que promovam um futuro mais sustentável e resiliente, contribuindo para a preservação do nosso planeta.

É um lançamento em consonância com a vossa política de responsabilidade social e ambiental. Como têm trabalhado esta área?
Sim, estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável. Procuramos desenvolver produtos alinhados com essa intenção. Um exemplo é o Crédito Energias Renováveis que visa apoiar e financiar projetos domésticos sustentáveis. Outro exemplo é o Seguro Mobilidade, que também temos com o nosso parceiro Norauto, projetado para atuar em situações que envolvam meios de transporte mais sustentáveis.
Por outro lado, temos estabelecido parcerias estratégicas com organizações que partilham os mesmos valores e objetivos em relação à sustentabilidade e assim também fortalecemos o impacto positivo que podemos ter no meio ambiente e na sociedade em geral.
Um bom exemplo disso é a importância que reconhecemos à educação financeira e temos investido na promoção da literacia financeira. Nos últimos três anos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras, chegámos a quase 4 mil alunos, de diferentes níveis educacionais, contribuindo para uma sociedade mais informada e preparada para tomar decisões financeiras responsáveis.
Por último, destacamos a nossa participação ativa em iniciativas de limpeza de praias como o World Clean Up Day, na qual recolhemos mais de uma tonelada de lixo em 2022.
Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes.

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