FMCG Homepage Newsletter

Quinta de Chocapalha lança colheita de 2022 dos reservas branco e rosé

Por a 14 de Julho de 2023 as 10:00

A Quinta de Chocapalha lançou a colheita de 2022 dos dois vinhos Quinta de Chocapalha Reserva Branco e Reserva Rosé. Feitos com uva das vinhas mais velhas da quinta familiar situada em Alenquer, localizadas nas encostadas viradas a norte, estes vinhos refletem no perfil a expressão do terroir:  solos argilo-calcários e a proximidade à serra de Montejunto e ao mar.

Com produções “muito limitadas”, o Reserva Branco é um blend das castas Chardonnay (80%) e Arinto (20%). Proveniente de vinhas com 30 anos de idade, a fermentação ocorreu, durante 24 dias a baixas temperaturas, em barricas de carvalho francês. De seguida, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, durante nove meses com “batonnage”. “No nariz, apresenta-se elegante e complexo com notas minerais e florais. Na boca, mostra uma grande frescura aliada a uma excelente textura e final muito longo”, descreve a enóloga Sandra Tavares da Silva.

Mais recente, e com um histórico de quatro colheitas, o Reserva Rosé é um monovarietal Touriga Nacional e provém de uma vinha com 29 anos de idade. No processo de vinificação, o mosto foi obtido a partir de prensagem direta e a fermentação ocorreu em barricas neutras de carvalho francês durante 24 dias a baixas temperaturas. Após a fermentação, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, também durante nove meses com “batonnage”. “Muito pálido na cor, este rosé tem um perfil sério, especiado e com aromas delicados de ginja e citrino verde. Na boca apresenta excelente frescura, boa textura e grande profundidade”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *