Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona criou 55.655 empregos diretos e indiretos em Portugal em quatro anos

Por a 3 de Julho de 2023 as 9:46
Loja da Mercadona na Figueira da Foz

Loja da Mercadona na Figueira da Foz

Entre 2019, ano em que abriu o primeiro supermercado em Portugal, e 2022, a Mercadona criou 55.655 empregos diretos, indiretos e induzidos, revela um relatório realizado em parceria pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas (Ivie).

Em nota enviada à imprensa, a cadeia de supermercados cita o relatório para quantificar em 1.296,8 milhões de euros a contribuição direta para o PIB (Produto Interno Bruto) resultante do impacto acumulado da atividade da empresa em Portugal.

A Mercadona gerou vendas, em toda a cadeia de produção, no valor de 4.422 milhões de euros neste período e, em termos de receitas fiscais, a receita acumulada é de 726,5 milhões de euros.

MercadonaNo que diz respeito ao efeito de crescimento que a insígnia tem na economia portuguesa, o relatório revela que, por cada euro de receitas gerado nas suas lojas, são gerados nove euros na economia e, por cada emprego, são criados mais de cinco novos postos de trabalho no país.

“Só em 2022, a atividade da Mercadona gerou 480,9 milhões de euros de receitas, 18.600 postos de trabalho e 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado no tecido produtivo português no ano passado está estimado em 1.477 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

A empresa opera uma rede de 41 supermercados em dez distritos e emprega 3.500 trabalhadores em Portugal. Tem um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e outro em construção em Almeirim. Este ano, vai abrir oito supermercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *