Destaque Economia Homepage Newsletter

Há 12 mil startups em Portugal e faturam 1750 milhões de euros

Por a 30 de Junho de 2023 as 12:01

escritorioA Informa DB fez um retrato das startups em Portugal: são 12 mil as startups criadas no país e quase todas têm uma base tecnológica. O volume de negócios destas empresas cresceu 16,4% entre 2018 e 2021. Neste ano, o volume de negócios agregado das startups, com um universo 25 mil trabalhadores, atingiu 1750 milhões de euros e as exportações alcançaram 562 milhões de euros.

“Pelo dinamismo que trazem ao tecido empresarial, as startups são empresas com uma importância cada vez maior, que justifica uma clarificação do próprio conceito de ‘startup’; a natureza tecnológica e inovadora das suas operações e o crescimento que registam, frequentemente mais rápido do que as outras empresas, tornam-nas apetecíveis para investidores nacionais e estrangeiros que acreditam nesse capital de inovação e crescimento”, constata Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.

O segmento de serviços representa mais de dois terços do volume de negócios, empregados e exportações das startups, destacando-se as atividades de consultoria e programação informática, que correspondem a cerca de metade do volume de negócios e empregados destas empresas. Entre os restantes setores, as startups de ‘fabricação de máquinas e de equipamentos’, que pertencem ao segmento das indústrias de média-alta tecnologia, representam cerca de 10% do total do negócio.

Um total de 28% destas empresas são exportadoras e os negócios que mantêm com outros países representam um terço do total da sua faturação. No restante tecido empresarial, incluindo as empresas com idade até dez anos, assim como as restantes pequenas e médias empresas,  pouco mais de 10% vendem para o exterior e as exportações não ultrapassam 20% do total do volume de negócios.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *