FMCG Homepage Newsletter Produção

Campo do Tejo: A marca coletiva criada para alavancar casta Fernão Pires

Por a 27 de Junho de 2023 as 14:04

Capo do TejoA Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo (CVR Tejo) lançou a marca coletiva Campo do Tejo que reúne os néctares produzidos na região com a casta Fernão Pires.

O projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, é um cluster de vinhos brancos feitos à base de uvas de Fernão Pires, na sua maioria provenientes do terroir Campo – na região existe ainda o Bairro e a Charneca.

“O Campo abrange as áreas de vinha situadas ao longo das duas margens do rio Tejo, numa extensão de mais de 80 quilómetros, na área geográfica do Ribatejo”, explica a CRV, acrescentando que estas uvas beneficiam de um microclima, com manhãs enevoadas, dias quentes e noites frescas e húmidas, o que confere frescura, acidez e vivacidade aos vinhos.

Os vinhos Campo do Tejo Fernão Pires representam assim um perfil específico de brancos feitos com esta casta: leves, frescos e com pouco álcool (até aos 12%), ideais para consumir de forma descontraída, no dia-a-dia, a solo ou com comida, sublinha a comissão.

A identidade gráfica da nova marca inclui três rótulos que imitam traçado do rio Tejo.  Em cada rótulo, o destaque é dado à marca e categoria do produto, surgindo o nome do produtor na base da imagem, em jeito de assinatura e endorsement. Há uma garrafa única para todos os vinhos, de vidro branco e bastante leve, e os rótulos são produzidos com um papel específico, fabricado com 65% de fibra reciclada.

Fernão PiresApesar de os produtores assumirem um estilo comum, cada produtor tem a liberdade de dar o seu cunho, nascendo vinhos distintos entre si. “Isto advém não só da localização específica das vinhas, mas também da idade das mesmas, da data de vindima e dos processos de vinificação adotados por cada um”, explica a comissão, adiantando que, nesta fase de lançamento, são três os produtores aderentes: Batista’s da Pitada Verde, Quinta do Casal Monteiro e Quinta da Lagoalva.

A casta Fernão Pires tem uma grande expressão na região dos Vinhos do Tejo, com uma área de 4.500, de um total de 13 mil hectares de vinha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *