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As cinco vantagens do outsourcing na logística de e-commerce

Por a 26 de Junho de 2023 as 13:10

O e-commerce continua a crescer e estima-se que, até 2026, represente cerca de um quarto do total das vendas a retalho a nível mundial. Este ano, deve chegar perto dos 21%. As cadeias de abastecimento são críticas para o sucesso deste modelo de vendas, sendo que os maiores negócios online globais subcontratam, pelo menos, parte das suas operações de fulfillment. A DHL Supply Chain apresenta em cinco pontos as principais vantagens do outsourcing das operações logísticas de uma operação de e-commerce.

  1. Expertise: a externalização prioriza a eficiência dos processos logísticos e a procura pela excelência. Ao subcontratar uma empresa especializada, beneficia das capacidades de um parceiro com experiência na implementação e gestão de operações de e-commerce, muitas vezes em diferentes setores e regiões geográficas. Beneficia, ainda, da flexibilidade e da poupança de custos que os parceiros logísticos aportam.
  2. Tecnologia: através de um parceiro pode aceder a diversas tecnologias, nomeadamente nas áreas da robótica, automatização e soluções de software, que permitem otimizar rapidamente toda a cadeia de abastecimento. A logística passou por uma grande transformação nos últimos dez anos e a digitalização de processos e a robotização de tarefas em que algumas das maiores empresas estão a investir, assim como a liderança em termos de sustentabilidade ambiental, estão muito à frente das de outras indústrias.
  3. Rede: as empresas logísticas especializadas têm um elevado número de instalações físicas, em diferentes geografias, ajudando a alavancar o negócio e a chegar a mais clientes e mais longe.
  4. Custos: graças ao outsourcing logístico, parte dos custos fixos e dos investimentos de uma empresa são convertidos em custos variáveis, o que proporciona poupanças e flexibilidade operacional, uma vez que a estrutura e os custos serão ajustados à procura e ao nível de atividade. Além disso, as reduções de custos decorrentes da externalização decorrem também da possibilidade de partilhar infraestruturas, equipamentos e pessoal com outros clientes do operador logístico, quando integrado num centro multicliente, e da otimização que os maiores volumes geridos pelo operador trazem à cadeia de abastecimento.
  5. Recursos Humanos: as equipas e as políticas de recursos humanos dizem cada vez mais sobre uma empresa, pelo que é importante escolher um parceiro com elevados padrões de gestão de mão-de-obra e, de preferência, uma certificação externa que garanta que é auditado como um bom local para trabalhar.

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