ESG Homepage Logística Newsletter

Em 18 anos, ERP Portugal recolhe o equivalente a 24,5 vezes o peso da Torre Eiffel em equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas

Por a 15 de Maio de 2023 as 17:08

A ERP Portugal, entidade gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), está a assinalar o 18º ano de atividade em Portugal. Ao longo de quase duas décadas, a entidade gestora já recolheu mais de 245 mil toneladas de REEE e RPA, o equivalente a cerca de 24,5 vezes o peso da Torre Eiffel.

A ERP opera uma rede superior a oito mil pontos para entrega de resíduos em todo o país e conta, atualmente, com mais de 800 aderentes que lhe transferiram a responsabilidade pela gestão dos seus resíduos.

“É com grande satisfação que hoje olhamos para trás e reconhecemos o impacto positivo que a ERP Portugal tem tido nas empresas, junto das comunidades, na economia circular e na redução do impacte ambiental, inevitável na gestão de resíduos”, comenta Rosa Monforte, diretora geral da ERP, acrescentando que a entidade gestora “continua empenhada em fomentar a mudança para uma economia mais circular e sustentável”.

Fundada a 13 de maio de 2005, a sua origem remonta à European Recycling Platform, a primeira plataforma pan-europeia especializada na gestão de REEE. Ao longo dos anos, a ERP Portugal realizou diversas campanhas e projetos que contribuíram para a recolha de REEE e RPA, bem como para a sensibilização e literacia ambiental da população portuguesa, onde se destacam “Geração Depositrão”, “Junta na Freguesia”, “Parceiro Sustentável”, “Traga Pilhas” e “Eureciclo.pt”.

Um dos mais recentes projetos, “Junta na Freguesia”, lançado em setembro de 2022, pretende facilitar a vida da comunidade. Em conjunto com as juntas de freguesia e municípios de todo o país, disponibilizou pontos de recolha, com o objetivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e aumentar a recolha destes resíduos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *