Homepage Newsletter Opinião

Proteção antifurto: ferramenta essencial às lojas e aos negócios

Por a 12 de Maio de 2023 as 16:34

david-perez-checkpointDavid Pérez del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

A proteção de lojas e negócios no setor do retalho não é novidade: a importância de garantir segurança a clientes, colaboradores e mercadoria sempre foi um dos temas que mais se destacou nas preocupações dos comerciantes no seu dia-a-dia. Com o crescendo de uma provável nova crise económica com abalos imprevisíveis, os sistemas antifurto acabam por adquirir uma relevância cada vez maior, mas são acompanhados pela necessidade de melhorar a experiência de compra do cliente, garantindo sempre o lucro do retalhista.

Na hora de esboçar um negócio, seja desde os seus objetivos, valores e diretrizes de gestão, passando pelo design das lojas físicas, os retalhistas procuram soluções que, não apenas se adequem às suas ideias, possam ser escaladas e acompanhem o crescimento das suas operações.

Assim, quando se debruçam sobre a segurança das lojas e a prevenção das perdas, é apenas natural que os investidores procurem tecnologia de ponta e inovadora no mercado, que lhes permitam simultaneamente ser competitivos e garantam a proteção dos seus ativos.

As soluções de radiofrequência estão há já bastantes anos consolidadas como ferramentas de suporte essenciais à gestão dos negócios no retalho, seja alimentar, tecnologia, apparel ou até de bricolagem, mas o seu largo espectro de aplicação fica, necessariamente, a dever-se a altos investimentos de I&D (investigação e desenvolvimento) por parte dos provedores, e de uma estreita colaboração com os retalhistas para melhor dar resposta às suas necessidades.

Quando se pensa em prevenção no retalho é comum associar a equipamentos como as antenas, com maior impacto visível em loja. Contudo, as tecnologias RF e RFID vão bem mais além: deste etiquetas, a túneis de leitura em armazém, passando por software de gestão, as aplicações da radiofrequência são hoje generalizadas e amplas no setor retalhista. Mais ainda, o desenvolvimento destas soluções baseia-se na eficiência e na lógica de integração, numa garantia de prevenção de perdas e visibilidade de inventários total, desde o produtor – com etiquetagem na origem – até ao consumidor – mesmo em sistemas de venda por omnichannel.

As soluções disponíveis no mercado são cada vez mais inteligentes, tentando dar resposta a cada vez mais exigências e necessidades por parte dos retalhistas que procuram, sempre, ter uma visibilidade total dos seus stocks, numa tentativa de garantir a melhor experiência de compra possível ao cliente e, ao mesmo tempo, o lucro dos seus negócios.

Mais do que desenvolver soluções de pouco impacto visual, mas grande deteção, os retalhistas e provedores colaboram constantemente para desenvolver ferramentas que deem resposta às necessidades do retalho, dos seus colaboradores e, acima de tudo, dos seus clientes, numa lógica constante de sinergia pelo desenvolvimento de soluções inteligentes, eficientes e eficazes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *