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Vende em Marketplace? Veja estas 5 dicas para aumentar as suas vendas

Por a 3 de Maio de 2023 as 16:56
(ImageFoto / Shutterstock)

Se está a aproveitar as potencialidades dos marketplaces das redes sociais para vender os seus produtos, mas gostaria de vender e faturar mais, nós temos a resposta.

5 dicas para vender em Marketplace

De forma a garantir o sucesso do seu negócio online, ao longo das próximas linhas vamos oferecer-lhe cinco dicas para vender no Marketplace que vão ajudá-lo a melhorar a gestão e aumentar as suas vendas. Tome nota:

Oferecer pagamentos online variados e adaptados aos hábitos e necessidades dos seus clientes

Segundo os dados do mais recente Barómetro E-Commere da Marktest, os meios de pagamento online preferidos dos consumidores portugueses são, respetivamente, as Referências Multibanco com um total de cerca de 3,9 milhões de utilizadores (mais 180 mil do que em 2021), o MB WAY com 3,3 milhões de utilizadores (mais 600 mil utilizadores do que em 2021), o Paypal com 1,8 milhões de utilizadores, as transferências bancárias com 1,6 milhões de utilizadores, os cartões online com 1,3 milhões de utilizadores e as carteiras digitais com mais de 500 mil (Apple Pay, Google Pay, etc.).

Estes dados acabam por dar preciosas indicações sobre quais os meios de pagamento online que deve oferecer aos seus clientes, uma vez que a ausência de um ou mais destes métodos pode representar o abandono do carrinho de compras no checkout (finalização do ato de compra com o pagamento) e, consequentemente, menos vendas.

A necessidade de oferecer meios de pagamento online em linha com os hábitos e necessidades dos e-shoppers portugueses é importante e garante-lhe mais vendas e é assim que acaba por surgir a solução chave na mão REDUNIQ@Payments.

Desenvolvida pela REDUNIQ, marca da UNICRE especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento presenciais e online inovadoras, a solução REDUNIQ@Payments surge como uma resposta simples, económica e diversificada aos negócios que vendem online com ou sem site que, na prática, vai permitir-lhe passar a aceitar de forma segura pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.

Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, o funcionamento desta solução de pagamentos online é extremamente simples.

Através de acesso a uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, o seu negócio vai poder cobrar por link de pagamento, isto é, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente que, por sua vez, será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo que, em todo o processo de pagamento, não tenha qualquer acesso aos dados do cartão do cliente, faceta que torna esta operação completamente segura para si e para este.

Por exemplo, caso tenha um espaço no Marketplace do Facebook onde vende vestuário, a solução REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe que, com uma simples mensagem via WhatsApp, o cliente encomende uma peça ou artigo que viu na sua página e receba de forma imediata pela mesma via o link para proceder ao pagamento dando ao negócio mais agilidade e rapidez na satisfação dos desejos dos clientes.

Escolher o Marketplace mais adequado

Os seus produtos e serviços destinam-se a empresas (B2B) ou a consumidores (B2C)? A clientes nacionais ou internacionais?

Estas duas perguntas são importantes para perceber se está a vender no Marketplace mais adequado à natureza e objetivos do seu negócio.

Apesar de todos quererem vender em marketplaces como a Amazon, nem sempre tal pode servir os interesses do negócio, por isso, para perceber se a sua empresa está no Marketplace correto ou qual será o mais indicado (no caso de estar a iniciar um negócio), pode fazer o diagnóstico do seu negócio de e-commerce na plataforma concebida para o efeito pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Para o efeito, basta registar-se na área de cliente MY AICEP e receber as recomendações sobre os melhores marketplaces para o seu negócio.

Preocupe-se com o display dos produtos/serviços

Os olhos também comem e não é por o seu negócio se apresentar de forma digital que isto muda.

Trate da sua montra online apostando em fotos de qualidade que realcem o melhor dos seus produtos, acompanhado de descrições detalhadas e, caso o Marketplace lhe permita, fazer uso da realidade aumentada para permitir uma visualização mais pormenorizada dos produtos e incluir vídeos explicativos e criativos que prendam a atenção dos clientes.

Descrições pormenorizadas

Tal como afloramos no ponto anterior, é importante que os seus produtos e serviços se façam acompanhar de descrições pormenorizadas, cuidadas e não dadas a mal-entendidos, já que os clientes não podem tocar, sentir ou cheirar o produto em meio online.

Para além disto, é ainda importante que as descrições sejam trabalhadas de forma a que sejam incluídas palavras-chave que auxiliem os motores de pesquisa a encontrarem o seu produto mais facilmente e a colocá-lo no topo das pesquisas fomentando, desta forma, as visitas e as vendas.

Decisões baseadas nos dados (métricas de desempenho)

Quem compra, quais os produtos mais vendidos e a que horas, em que páginas quem visita o seu Marketplace se demora mais, são algumas das perguntas que uma análise das métricas de desempenho que ferramentas como o Google Analytics permite responder.

Da análise deste tipo de dados, poderá definir melhores estratégias de vendas, como por exemplo promoções durante determinada altura do dia ou da semana, apostar na venda de determinados produtos, melhorar o serviço de atendimento em função do feedback deixado pelos clientes, entre outras coisas, permitindo-lhe vender mais e captar mais consumidores.

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