Homepage Newsletter Produção

DS Smith anuncia investimento de 145 milhões na fábrica de papel de Viana do Castelo

Por a 18 de Abril de 2023 as 14:49

Fabrica DS SmithA DS Smith anunciou um plano de investimento plurianual de 145 milhões de euros na fábrica de papel kraft em Viana do Castelo. A empresa especializada em embalagem vai equipar a unidade fabril que comprou em 2018 com uma nova caldeira de recuperação, “uma das mais modernas da Europa”.

Em comunicado, a empresa indica que a nova caldeira Valmet permitirá melhorar o desempenho ambiental, “mediante o aumento da eficiência operacional em 25% na produção do vapor que será alimentado à fábrica” e que deverá iniciar laboração no início de 2025.

A DS Smith vai ainda reconstruir a atual secção de prensas da máquina de papel, com a ajuda dois fornecedores (Voith e Valmet), prevendo-se a sua conclusão no final deste ano.

“A nova caldeira irá potenciar os efeitos da reconstrução da máquina de papel, permitindo aumentar a sua velocidade e capacidade. Isto assegurará que a fábrica de Viana continuará a desempenhar um papel fundamental na resposta à crescente procura de soluções de substituição do plástico ambientalmente problemático”, acrescenta a empresa, salientado que a fábrica terá capacidade para “produzir papéis novos e inovadores”.

Este pacote de investimentos é um dos vários projetos na Europa e América do Norte, que contribuem para o objetivo da multinacional de reduzir em 46%, em valores absolutos em comparação com 2019, as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), nos scopes 1, 2 e 3, até 2030, e atingir as zero emissões líquidas até 2050.

“A DS Smith está empenhada em liderar a transição para a economia circular. As nossas operações de fabrico de papel em toda a Europa e América do Norte estão focadas em fornecer o papel necessário para satisfazer a crescente procura de packaging sustentável”, comenta Niels Flierman, responsável pela direção de Paper & Recycling na DS Smith, citado no documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *