Economia Homepage Newsletter

SGS lidera consórcio de inovação da rede nacional de Test Beds

Por a 3 de Abril de 2023 as 11:01
Da direita para a esquerda: Eliana Malheiro (FI GROUP); Rita Santos (FI GROUP); Paulo Reis (FI GROUP); António Ferreira Dias (SGS); Bruna Mota (SGS); Margarida Cachada (data colab); Nuno Malta (data colab)

A SGS Portugal lidera o consórcio de inovação “Collaborative Productization Network”, na área da transformação digital, da rede
nacional de Test Beds. Com um investimento total de 3.796.975 euros e desenvolvido em co-parceria com a Ingredient Odissey (Entogreen) e FI Group Portugal, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e testagem de novos produtos e serviços, nas áreas de data science e big data, cibersegurança e blockchain, internet das coisas e sistemas ciberfísicos, inteligência artificial e novas tecnologias emergentes.

“Portugal e as suas empresas têm de assumir o desafio de se superarem num ecossistema empresarial cada vez mais disruptivo e competitivo e, consequentemente, mais digital e tecnológico”, afirma António Ferreira Dias, digital & innovation manager da SGS Portugal, citado em comunicado, acrescentando que o objetivo do consórcio é apoiar mais de 80 pequenas e médias empresas de diferentes setores de atividade a desenvolverem e testarem novos produtos e serviços, “através de um modelo de aceleração e suporte à transição digital”.

“Os recursos humanos e técnicos, assim como o know-how em investigação e desenvolvimento, posicionam a SGS como o player de referência para a liderança deste consórcio. Dispomos de diferentes equipas, nacionais e globais de investigação científica, que ativamente vão dar o seu contributo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que capacitem o tecido empresarial português com ferramentas mais competitivas”, defende António Ferreira Dias.

Coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e apoiada pelo IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal, a rede nacional de Test Beds encontra-se enquadrada no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 150 milhões de euros. “Com o objetivo de disponibilizar às pequenas e médias empresas, e startups nacionais, as condições necessárias para testar novos produtos e serviços, a Rede Nacional de Test Beds conta já com 30 candidaturas aprovadas cuja missão é desenvolver, até ao terceiro trimestre de 2025, um total de 2.415 produtos-piloto”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *