Hipersuper Homepage Newsletter Ponto de Venda

Quatro perguntas a Nuno Vieira (Fujitsu) sobre o futuro dos pagamentos

Por a 21 de Março de 2023 as 10:14

4 perguntas a… Nuno Vieira

Head of retail da Fujitsu

Quais as principais tendências em matéria de pagamento de compras?

Acreditamos no crescimento do contactless, onde a facilidade de uso e a higiene vão continuar a ser fatores importantes. Nos pagamentos digitais o futuro passa pelo paypal e pelas criptomoedas, enquanto os pagamentos móveis servirão cada vez mais plataformas como MB Way, Apple Pay e Google Wallet.

Com a evolução do ponto de venda para lojas cada vez mais inteligentes, como será no futuro o derradeiro momento da transação no comércio, o pagamento das compras?

A curto prazo a tendência passa cada vez mais por pagamentos digitais e sem contacto. A médio prazo, o pagamento seamless, por reconhecimento facial, será uma das alternativas, assim como os pagamentos em criptomoedas.

Quais inovações tecnológicas estão a automatizar e facilitar o checkout quer no comércio físico quer online?

Atualmente, destacaria os pagamentos com recurso a biometria e alguns meios de pagamento inovadores com recurso à blockchain. Ao nível da experiência seamless in-store, já temos exemplos em Portugal como o Continente Labs ou do Pingo Doce & Go NOVA.

Como é que a tendência de comércio omnicanal se está a refletir no vosso portefólio?

A interconexão de experiências de compra e a necessidade de agregação de sistemas, onde a tendência omnicanal é a sua expressão mais forte, levou a Fujitsu a repensar o seu software de POS de forma a permitir que os retalhistas possam oferecer aos seus clientes experiências únicas, ao mesmo tempo que permite que a integração siga as boas práticas atuais de engenharia de software com ligações por API Rest e soluções Event-Driven.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *