ESG Homepage Logística Newsletter

SIMAR e Electrão juntam-se para recolha de grandes eletrodomésticos porta-a-porta nos concelhos de Loures e Odivelas

Por a 6 de Março de 2023 as 10:37
SIMAR e Electrão lançam recolha de grandes eletrodomésticos porta-a-porta nos concelhos de Loures e Odivelas

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos vai recolher grandes eletrodomésticos porta-a-porta nos concelhos de Loures e Odivelas em parceria com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR).

Em Odivelas a campanha abrange duas das quatro freguesias do concelho: Odivelas e União de Freguesias de Póvoa de Santo Adrião, enquanto que no concelho de Loures estão incluídas na iniciativa duas das dez freguesias do município: União de Freguesias de Moscavide e Portela e ainda União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

As recolhas são gratuitas e podem ser agendadas através do número de telefone: 800 26 23 33 e para solicitar este serviço os munícipes devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, por exemplo, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.

A equipa de recolha assegurará a movimentação do equipamento desde a casa, arrecadação ou garagem, até um veículo de transporte elétrico, bem como o seu correto encaminhamento para reciclagem. As recolhas são realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00 e a comunicação sobre este novo serviço será feita junto dos munícipes através das faturas da água e saneamento e também via SMS, pode ler-se no comunicado enviado aos jornais.

A recolha de equipamentos elétricos volumosos, diretamente em casa dos cidadãos, é um complemento aos atuais serviços já disponibilizados pelos dois municípios e à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão.

“A recolha de grandes eletrodomésticos a pedido do munícipe é um serviço inovador que o Electrão iniciou em 2021, em Lisboa, e que estende agora aos concelhos de Loures e Odivelas em parceria com os SIMAR. Com esta iniciativa, única em Portugal, que tem como objetivo aumentar os níveis de reciclagem, protegendo a saúde humana e o ambiente, o Electrão dá também o seu contributo para a descarbonização já que utilizará uma carrinha elétrica nas recolhas”, refere o Diretor-Geral Adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.

“Com esta iniciativa pretendemos testar um novo serviço de proximidade ao cliente, com o intuito de promover a recolha de resíduos ao domicílio, sendo um complemento aos serviços já disponibilizados pelos SIMAR Loures e Odivelas e, consequentemente, uma melhoria da qualidade dos materiais encaminhados para o seu destino final”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração dos SIMAR, Ricardo Leão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *