Destaque Destaque Homepage Logística Newsletter

“Este é o primeiro evento dedicado à logística de frio em Portugal”

Por a 6 de Março de 2023 as 15:00
Afonso Almeida, Vice-Presidente da APLOG

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) realiza a primeira edição do seminário “Logística de Frio” esta terça-feira, dia 7 de março, em Lisboa. O evento, inédito em Portugal, reúne projetos, empresas e pessoas que têm contribuído de forma muita ativa para a enorme evolução deste setor de atividade nas últimas décadas. O Hipersuper conversou com Afonso Almeida, vice-presidente da APLOG.

A APLOG vai realizar a primeira edição do seminário “Logística de Frio”. Em que circunstâncias nasceu este projeto?
Este projeto nasceu devido a nunca se ter realizado um evento dedicado à logística de frio, quer seja no mundo dos congelados e refrigerados, quer seja nos temas relacionados com os armazéns e transportes, entre outras áreas muito importantes tais como as infraestruturas que estão por detrás das operações.

A escolha deste período em particular para o lançamento da primeira deste seminário está relacionada com os enormes desafios que este setor de atividade vive atualmente?
Pensamos que esta é uma boa altura de arranque do ano e de novos projetos e fora das épocas de pico de atividade. O setor do frio teve, no último ano, desafios imensos no que diz respeito aos aumentos dos custos da eletricidade, gás, gasóleo, ao qual se juntam muitos outros motivos como a escassez de mão-de-obra, que continuam a ser temas da maior relevância para o setor.

Quais os temas em discussão?
Os temas em discussão são bastante abrangentes, tendo como oradores pessoas de grande relevo em empresas nacionais e internacionais.

Que critérios estiveram na seleção dos assuntos em debate?
Os critérios que estiveram na seleção dos assuntos em debate foram: trazer os projetos, as empresas, as pessoas que têm contribuído de forma muita ativa nestas últimas décadas para uma evolução muito importante deste setor.

O que gostaria de destacar do programa que vai ter lugar ao longo de um dia?
Os assuntos são muito diversos tentado cobrir as diversas atividades, desde os produtores, os operadores logísticos, os retalhistas, as infraestruturas e a tecnologia.

Nos painéis de debate estarão representantes de empresas desde a área da produção, passado pelos operadores logísticos e armazéns, até à distribuição. O que se pode esperar destas intervenções?
Vamos ter mesas redondas e apresentações técnicas seguidas de algum debate que, seguramente, irão prender as pessoas que participarem neste evento. A qualidade dos intervenientes será uma mais-valia para uma boa apresentação do que se faz de melhor no sector da logística de frio em Portugal e no mundo.

Quais os temas que dão mote aos painéis de debate?
Os temas são diversos e iremos abrir com o painel “Produtores – Qual a importância do frio nas diferentes cadeias de valor”. De seguida vamos ter o tema “Operadores Logísticos”, onde vamos ver como é feito o controle da cadeia de frio.
Depois, teremos duas apresentações que irão mostrar o trabalho de uma empresa nacional neste setor e de seguida falaremos sobre a tecnologia usada no setor do frio. Depois, teremos um painel sobre infraestruturas, dedicado à qualidade e sustentabilidade. E para terminar teremos o papel do retalho na logística de frio.

Quais as perspetivas para esta primeira edição do seminário?
As perspetivas são muito boas, quer a nível de participantes, quer a nível de patrocinadores. O evento está praticamente esgotado.

Podemos esperar novas edições nos próximos anos?
Esperamos que esta primeira edição seja um sucesso e contamos para o ano realizar a segunda edição.

A quem se dirige o seminário? Quem é o público-alvo?
O seminário dirige-se a todos os profissionais que trabalham neste setor, assim como, a todas as pessoas que queiram saber sobre esta área dotada de complexidade ao nível das suas operações de armazenagem e transportes.

Onde se pode inscrever quem quer participar do seminário?
Pode inscrever-se através do site da APLOG ou ligar para a associação e falar com uma das nossas colaboradoras.

Qual o valor da inscrição?
O valor da Inscrição é de 70 euros para os sócios da APLOG e 90 euros para não sócios.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *