Destaque Destaque Homepage Distribuição Exportação Homepage Newsletter

Exportações da indústria alimentar e bebidas somam 7.040 milhões de euros em 2022

Por a 15 de Fevereiro de 2023 as 11:27

exportacao_internacionalizacao_mundoAs exportações das empresas da indústria alimentar e de bebidas somaram 7.040 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento de 20,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística).

Com o mercado espanhol a valer 2.472 milhões de euros das exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas, sendo o país de referência dentro da União Europeia, foi, no entanto, em Angola que as exportações mais cresceram, registando um aumento de 34,6% comparativamente a 2021.

No Reino Unido, as exportações cresceram 3,3% para 353,34 milhões de euros. Já as vendas destes produtos para os Estados Unidos da América cresceram 10,5%, enquanto para o Brasil o aumento foi de 17,1%, em termos homólogos.

Apesar de o setor ter ultrapassado as previsões que apontavam para exportações na ordem dos sete mil milhões de euros, Jorge Henriques, presidente da FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares), mostra-se cauteloso quanto ao futuro do setor, que tem como meta ultrapassar os dez mil milhões de euros em vendas para o exterior dentro de três anos.

“Ultrapassar as previsões deixa-nos muito satisfeitos e no bom caminho para alcançar os objetivos. Vivemos numa conjuntura desafiante e onde diariamente as empresas fazem um grande esforço para alcançar a sua ambição. Falta agora uma maior participação das entidades oficiais para se cumprir o desígnio nacional de ir mais além e melhorar a componente da promoção externa e da internacionalização”, acrescenta.

“Esperamos instrumentos que atendam às preocupações do setor, como um maior rigor na alocação de fundos para a promoção externa e uma avaliação do impacto na sua aplicação, além de maior empenho no eliminar de barreiras alfandegárias em várias latitudes”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *