Distribuição Homepage Newsletter

Novos conceitos de transporte urbano lideram crescimento em constituição de novas empresas em janeiro

Por a 8 de Fevereiro de 2023 as 14:05

escritorioNo primeiro mês do ano, foram criadas 4.840 empresas em Portugal, um aumento homólogo de 2%, segundo o Barómetro Informa D&B.

Em termos absolutos, os serviços são, como habitualmente, o setor que regista maior número de novas empresas. Mas são as novas formas de transporte urbano a atividade que regista o maior crescimento na constituição de empresas no período em análise.

“O maior crescimento percentual verifica-se no setor dos transportes, com um crescimento que mais que duplica o registo de janeiro de 2022 (577 novas empresas, mais 308 que em 2022), fortemente sustentado no subsetor do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’”, detalha a Informa D&B, em comunicado.

“A tendência de crescimento do empreendedorismo no setor dos transportes ganhou peso desde 2021. Fruto desta tendência, este setor tem vindo a ganhar terreno no tecido empresarial português, sendo em janeiro de 2023 o terceiro maior setor em número de constituições, com 12% do total do mês”, acrescenta a empresa especialista em estudos de mercado.

Também os setores de alojamento e restauração (+15%), serviços gerais (+3%) e energias e ambiente (+29%) aumentaram o número de novas empresas face ao período homólogo.

Do lado das descidas, destacam-se os setores das atividades imobiliárias -24%), indústrias (-23%), agricultura e outros recursos naturais 24%) e construção (-6%). “No setor das indústrias, que é aquele que mais contribui para o volume de exportações do país, a descida na constituição de novas empresas concentra-se na indústria de têxtil e calçado e na indústria metalúrgica”, detalha a empresa.

Em janeiro, encerraram 676 empresas em Portugal e registaram-se 174 novos processos de insolvência, um aumento de 20% face a janeiro de 2022.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *