Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

As cinco principais tendências para o setor logístico em 2023

Por a 23 de Janeiro de 2023 as 14:01
Close-up of worker using tape dispenser while packing cardboard

A tecnológica catalã Vonzu reuniu as cinco principais tendências a ter em conta no setor  da logística e distribuição no decurso deste ano.  Fique a par.

1. Regionalização: Como consequência do crescimento do comércio através de plataformas digitais, as cadeias de abastecimento precisam, inevitavelmente, de sofrer alterações. Os consumidores são cada vez mais exigentes e a oferta é cada vez maior, pelo que é importante manter a qualidade e a eficiência dos serviços. O estabelecimento de rotas de distribuição mais concentradas geograficamente é uma forma eficaz de contornar esta questão, pelo que será uma das principais tendências para o ano que agora começa.

2. Logística verde: A descarbonização, a redução da emissão de gases poluentes e as alterações climáticas são preocupações crescentes para os consumidores, pelo que é importante  as empresas adaptarem as suas operações às preocupações de sustentabilidade. A tendência da regionalização, mencionada anteriormente, é uma das estratégias cada vez mais utilizadas como forma de reduzir a pegada ecológica. O estabelecimento de percursos mais concentrados, distribuídos por áreas mais restritas, não só contribui para a rapidez nas entregas, como reduz significativamente os custos ambientais inerentes a estes serviços.

3. Transparência e visibilidade: Segurança é uma das palavras-chave para 2023, até porque se o futuro é digital o tema da privacidade de dados está na ordem do dia. Fugas de informação sobre os clientes são uma nuvem negra que paira neste setor. É fundamental investir em soluções e parceiros que garantam não só a segurança dos dados, como também a transparência para com o cliente durante todo o processo. Cada vez mais os clientes valorizam a partilha de informações como a localização exata da sua encomenda, o percurso que fará até ao destino e o tempo estimado de entrega, pelo que, se o objetivo é ganhar confiança e fidelizar clientes, apostar neste tipo de dinâmica deverá ser algo a considerar.

4. Inteligência artificial: A utilização de sistemas de inteligência artificial e mecanismos de automação em processos logísticos está a revolucionar o funcionamento das cadeias de abastecimento, não apenas ao nível dos armazéns, mas também na própria distribuição e recolha de encomendas. Esta tecnologia é capaz de executar tarefas metódicas de forma mais rápida e agilizar diversos processos, traduzindo-se num complemento positivo ao trabalho humano.

5. Big Data: Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é fundamental estar constantemente à procura de novas estratégias para fidelizar clientes e corresponder às suas necessidades e expectativas. A utilização adequada de Big Data não apenas fornece informações valiosas sobre os clientes, por ser capaz de analisar rapidamente um grande volume de dados, como permite a medição e a otimização de processos com o objetivo de melhorar a satisfação do cliente face às suas entregas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *