ESG Homepage Logística Newsletter

Mercadona faz distribuição urbana de mercadorias com camiões elétricos em Espanha

Por a 9 de Janeiro de 2023 as 17:50

A Mercadona, em colaboração com os fornecedores logísticos Disfrimur y Acotral, tornou-se na primeira empresa do seu setor a realizar testes em Espanha com tratores 100% elétricos, o que representa um avanço pioneiro no seu processo de descarbonização do transporte até 2050, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Pacto Verde Europeu para as emissões neutras.

A empresa está a testar a eficiência dos tratores elétricos, depois de analisar os desafios apresentados pelas suas características, fundamentalmente a sua autonomia reduzida para uma logística que funciona 24 horas por dia e a escassa infraestrutura de recarga existente. Para o efeito, concebeu, com a ajuda dos seus fornecedores logísticos, as rotas mais adequadas para estes testes, que estão a ser realizados em Madrid em conjunto com a empresa de transportes Acotral, em Getafe (capacidade de recarga de 43 kW); e em Múrcia, neste caso a partir das instalações Disfrimur, em San Isidro (projeto com a Iberdrola com potência até 180 kW).

No total, de ambas as rotas, conseguiu abastecer eficazmente um total de 6 supermercados, 1 na Comunidade de Madrid e 5 na Região de Múrcia e Alicante.

Os veículos elétricos testados são reboques até 44 toneladas que, graças à sua tecnologia, têm um alcance de até 300 quilómetros, com uma capacidade de carga de 33 europaletes.

Com estes tratores, reduz-se anualmente um total de 102 toneladas da sua pegada de carbono, permitindo que a empresa continue a avançar no seu modelo de logística verde, com o qual procura evitar possíveis riscos ambientais, minimizando as suas emissões. Refira-se que a Mercadona conseguiu alcançar em 2021 uma redução de 27% e que tem previsto, no âmbito da Lei das Alterações Climáticas de maio de 2021, certificar uma redução de 30% nas suas emissões logísticas para a atmosfera até 2023. Da mesma forma, estes camiões também reduzem a poluição sonora, emitindo aproximadamente 56dB, o que permite à Mercadona continuar a garantir com este tipo de transporte uma descarga noturna silenciosa e responsável para os seus vizinhos.

Além desta iniciativa pioneira, a Mercadona acrescentou à sua frota os seus dois primeiros camiões com emissões zero. Para tal, contou com a colaboração da Disfrimur, que instalou dois carregadores ultrarrápidos de até 180 kW nas suas bases de Alicante e Múrcia, com o apoio da Iberdrola, para os recarregar em apenas duas horas e um quarto.

Os primeiros testes com estes veículos, que foram fabricados pela SCANIA, foram realizados em Alicante, nas rotas que permitiram à empresa abastecer de forma experimental um total de 4 supermercados. Os novos camiões incorporados na frota própria da Mercadona têm uma capacidade de carga de 21 paletes, uma autonomia de 200 quilómetros com equipamento de refrigeração e geram uma redução anual nas emissões de CO2 de 111 toneladas.

“Fazemos parte de uma empresa responsável que sempre apostou na inovação como alavanca para o crescimento e sustentabilidade. Graças a este compromisso, conseguimos lançar este projeto pioneiro em Espanha, depois de demonstrar a viabilidade das rotas concebidas para este fim. Com este passo, não só contribuímos, como empresa, para reduzir a nossa pegada de carbono e proteger o ambiente, mas também reforçamos o nosso compromisso de fazer mais com menos recursos, reduzindo os efeitos no ambiente e promovendo a ecoeficiência” sublinha José Ángel Llop, Diretor de Transporte da Mercadona,

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *