Consumo Destaque Destaque Homepage Economia Newsletter

Confiança dos consumidores sobe e trava queda de vários meses

Por a 2 de Janeiro de 2023 as 12:08

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro, interrompendo a queda que se registou nos últimos três meses (desde setembro).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em dezembro, pelo segundo mês consecutivo, após ter atingido o valor máximo da série em outubro, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021.

O indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários, estabilizou em dezembro, interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em março, informa também o INE. Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora e do Comércio aumentaram relativamente a novembro, enquanto os indicadores da Construção e Obras Públicas e dos Serviços diminuíram.

Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria Transformadora, no Comércio e na Construção e Obras Públicas, enquanto nos Serviços este saldo aumentou, embora permanecendo num nível inferior ao máximo da série registado em abril.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *