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Donativos feitos por empresas chegaram aos 195 milhões de euros em 2021

Por a 29 de Dezembro de 2022 as 15:55

Setor do Retalho é responsável por quase um terço do valor total dos donativos.

São dados da Informa D&B que efetuou o estudo ‘Donativos das empresas’ e concluiu que em 2021, foram efetuados quase 195 milhões de euros em donativos pelas empresas, dos quais 168,3 milhões tiveram origem em empresas não financeiras, sendo o restante da banca e seguros.

O número de empresas que fizeram doações em Portugal diminuiu no primeiro ano da pandemia, mas o donativo médio realizado por cada empresa teve um enorme crescimento logo nesse ano, mantendo quase o mesmo nível em 2021.

Em 2021, o donativo médio por empresas foi de 3 767 euros, o que equivale a uma subida de mais de 50% face aos valores de 2019.

Cerca de 45 mil empresas realizaram donativos em 2021, o que corresponde a 13% do tecido empresarial. Mais de um terço destas empresas (35%) têm na realização de donativos uma prática habitual, já que o fizeram nos últimos 5 anos. Em 2021, estas empresas representaram em 75% dos donativos.

“Há uma evolução muito positiva na consciência das empresas para o alcance do seu papel social e isso parece claro na forma como, aquelas com mais condições para o fazerem, aumentaram os seus donativos nos dois últimos anos. Também é importante vermos esta questão do outro lado, ou seja, a reputação das empresas passará cada vez mais pela sua atuação nestes domínios, pela forma como contribuem para um bem comum a nível social, ambiental e pela transparência da sua governance” refere Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.

45% do valor total dos donativos têm origem em grandes empresas

As grandes empresas assumem um papel determinante nos donativos, contribuindo com 45% do total do valor. Estas empresas representam apenas 1,1% das empresas que fazem donativos, mas o donativo médio de cada uma delas é de 153 mil euros. Mais de dois terços (68%) das grandes empresas fizeram donativos em 2021.

Os donativos chegam de todo o tipo de empresas: os donativos das médias empresas correspondem a 17% do total, com uma média por empresa de 14,6 mil euros enquanto que as pequenas empresas representam 15% dos donativos, com uma média por empresas de 3,6 mil euros. As microempresas têm uma média de donativo por empresa mais baixa (1,1 mil euros) mas representam 80% de todas as empresas que fazem donativos e o seu contributo para o total de donativos é de 24%.

Retalho, indústrias, serviços empresariais e grossistas  concentram cerca de três quartos de todos os donativos

A atribuição de donativos é bastante desigual conforme o setor: quatro setores – retalho, indústrias, serviços empresariais e grossistas – concentram cerca de três quartos de todos os donativos. O Retalho é o setor onde há mais empresas a fazer donativos que, no seu conjunto, representam 31% do total dos donativos. Os setores das Indústrias, Serviços empresariais e Grossistas têm cada um cerca de 15% do total dos donativos.

A Área Metropolitana de Lisboa e a região Norte concentram grande parte do valor total dos donativos, com 46% e 33%, respetivamente. Mas é a região Centro que tem a percentagem mais elevada de empresas que faz donativos, seguida do Alentejo.

Em relação à tipologia das empresas que faz donativos, há uma concentração nas empresas maduras (com 20 anos ou mais), que correspondem a cerca de três quartos do total dos donativos. Além disso, as empresas familiares são 40% do total das que fazem donativos, representando 62% do total doado.

Participaram neste estudo todas as empresas (sociedades) públicas e privadas que mostraram atividade comercial em cada ano do estudo (média de 343 mil entidades/ano). Não inclui banca e seguros, entidades não comerciais, do setor social e os empresários em nome individual. 

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