saiba o que é »

Ideias para poupar este mês

Por a 8 de Novembro de 2022 as 21:12

Entre a crise energética e a subida dos juros de habitação, as perspetivas para os próximos tempos, economicamente falando, não são propriamente animadoras. Contudo, isso não é razão para desanimar! Vê as nossas dicas para poupares – nem vais sentir a crise!

1. Aproveita os descontos do Black Friday

Novembro é sinónimo de Black Friday! Portanto, as compras que faças- uma nova máquina de lavar, livros ou umas botas para os dias mais frios – podem esperar pelo fim do mês ,para aproveitares os descontos da Black Friday. Aliás, aproveita também para fazeres algumas compras de Natal e até de outros tipos de produtos, uma vez que hoje em dia vários sectores assinalam esta época.

Verás que é até possível aproveitar as ofertas da Black Friday em parafarmácia, conseguindo descontos simpáticos em shampoos, cremes anti-rugas e em muitos mais produtos!

2. Poupa na energia

Os dias mais frios estão a chegar, por isso, é inevitável que algumas despesas fiquem mais altas, sobretudo a da energia. No entanto, recordamos-te que a solução não é colocar o aquecimento no máximo, nem aumentar a temperatura da água. Aqui tens algumas dicas:

  • Aproveita a luz solar ao máximo, inclusive para secar a roupa no exterior;
  • Enquanto usas a luz solar, as luzes elétricas de tua casa podem estar apagadas;
  • Instaura uma nova regra: se não há ninguém na divisão, não podem haver luzes acesas (e muito menos o aquecimento ligado) e o mesmo se aplica a outros aparelhos elétricos;
  • Desliga o aquecimento entre 10 a 15 minutos antes do que tinhas previsto;
  • Opta por programas amigos do ambiente (os programas Eco) quando usas as máquinas de lavar e/ou secar roupa, assim como a da loiça.

3. Faz uma lista de compras

Certamente já te aconteceu entrares num supermercado para comprares um único produto e acabares por sair cheia de   sacos, certo? Pois bem, em tempos de poupança, ir ao supermercado sem planeamento é um grande erro. Assim sendo, faz uma lista de  compras em casa e, de preferência, depois de comer. Deste modo, tomarás decisões mais sábias e não te deixarás levar pelo impulso.

Na mesma linha, aproveita e planea as tuas refeições semanais para colocares todos os ingredientes que precisas na lista. Assim, poderás ter a certeza de que não haverá esquecimento, comprarás tudo o que precisas e evitarás as compras por impulso. E, ainda mais importante, passarás a ir ao supermercado apenas uma vez por semana.

Para poupar no supermercado, aconselhamos-te também a aproveitar as promoções e a comparar os preços. Podes até fazê-lo online, através do site do próprio estabelecimento e desde o conforto de tua casa. Ah, e leva os sacos contigo quando fores fazer compras. Pequenas poupanças são sempre de valor.

4. Gasta menos em combustível

Entendemos até que seja para ir para o trabalho ou por causa dos teus horários e/ou carências de transportes públicos na tua zona, o carro seja a melhor opção.

Porém, responde com honestidade? Será que faz mesmo falta ir de carro até ao café ou para te deslocares durante o fim de semana? Além dos transportes públicos, as bicicletas e trotinetas são excelentes opções – considera-as!

5. Evita os cartões de crédito

O crédito tem os seus apelativos, contudo sai caro. Independentemente dos juros que possas ter de pagar, se não tiveres de pagar nada é sempre melhor, certo?

Igualmente importante é ter cuidado com os esquemas e com os créditos rápidos. Desconfia sempre que for demasiado apelativo! Mesmo que não pagues no imediato, acabarás por pagar mais tarde.

6. Cuidado com as telecomunicações

Este talvez seja um bom momento para fazer uma pesquisa de mercado e comparar tarifários de Internet, de telefone e/ou telemóvel. Sobretudo quando se é assinante há tanto tempo, nem nos damos conta de que novos serviços vão saindo com preços mais apelativos. Além dos preços, também o serviço pode ser superior – plafond de chamadas, velocidade da Internet, etc.

No caso de estares contente com o teu serviço, sê cuidadoso na hora de respeitar os limites de dados ou os limites das chamadas, desta maneira, irás sempre poupar no final do mês.

7. Economiza na cultura

Sempre que se antevê uma crise, poupar na cultura e em entretenimento é um dos primeiros caminhos. Contudo, recordamos-te que tal não deveria ser nunca uma opção. Por isso mesmo, a nossa proposta é que procures, por exemplo, visitar os museus nos dias/horários gratuitos ou, então, faz parte dos programas para amigos e sócios que várias instituições culturais dispõem. Deste modo, obterás descontos significativos em variados espetáculos e atuações. No que toca aos livros, já consideraste uma ida à biblioteca ou realizares um clube do livro com os teus amigos e podem trocá-los entre vocês?

Por vezes, para fintar a crise, a criatividade é mesmo o melhor remédio!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *