Homepage Newsletter Produção

Índice de preços de commodities alimentares sofre ligeiro recuo em outubro face a setembro

Por a 4 de Novembro de 2022 as 11:17

trigoO índice de preços alimentares registou uma média de 135,9 pontos em outubro, um valor ligeiramente abaixo do registado em setembro, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), referentes às mudanças mensais nos preços internacionais de uma cesta de commodities alimentares.

O índice ficou 14,9% abaixo do seu recorde histórico apresentado em março de 2022, ficando 2% acima do seu nível em outubro de 2021.

Quanto ao índice de preços de cereais, o aumento mensal foi de 3%. Os preços do trigo a nível mundial subiram 3,2%, o que reflete uma revisão em baixa da oferta dos Estados Unidos. Os preços internacionais do arroz, por seu turno, aumentaram 1,0%.

Relativamente aos óleos vegetais, o índice da FAO sofreu uma queda de 1,6% em outubro, ficando 20% abaixo do nível do ano anterior. O crescimento das cotações internacional de óleo de girassol foi mais do que compensado pelos preços mais baixos, a nível mundial, dos óleos de palma e de soja.

Segundo o documento, o índice referente aos lacticínios registou um recuo de 1,7% em outubro, uma queda justificada pela menor procura por parte da China, uma fraca procura ao nível da importação e o enfraquecimento do euro em relação ao dólar americano.

Também o índice de preços de carne caiu. O recuo foi de 1,4% em outubro na comparação com o mês anterior, devendo-se este registo à moderação da procura ao nível da importação e ao aumento da oferta para exportações.

Já o índice de preços do açúcar recuou 0,6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *