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Lidl opera rede de 100 lojas com postos de carregamento elétrico

Por a 12 de Outubro de 2022 as 15:26
A cadeia Lidl recorre a fachadas inteiramente em vidro para conferir luminosidade natural às lojas

A cadeia Lidl recorre a fachadas inteiramente em vidro para conferir luminosidade natural às lojas

A cadeia de supermercados Lidl está instalar postos de carregamento elétrico nas lojas  desde 2007 e conta atualmente com uma rede de 100 supermercados estes postos de abastecimento, revela fonte oficial da retalhista, em declarações ao Hipersuper, adiantando que a insígnia discounter está empenhada em alargar estas instalações “em lojas estrategicamente localizadas, nos próximos anos”.

Em 2019, a filial portuguesa da cadeia de distribuição alimentar alemã fez a transição para energia 100% verde, proveniente de fontes renováveis, nas lojas, entrepostos e no edifício-sede. O Lidl detém a certificação de sistemas de gestão de energia ISSO 50001, a partir da qual estima uma poupança de energia equivalente ao consumo energético anual de 1.240 habitações.

Ainda em matéria de certificação, a sede da retalhista obteve certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), com a classificação Gold, que atesta a gestão sustentável do edifício através da redução do consumo energético e de água, desde a fase do projeto até à obra.

A substituição da luminária dos supermercados e entrepostos para iluminação LED e das arcas frigorificas para equipamentos que consomem menos 40% de eletricidade, além da redução do ‘stand-by’ dos fornos da padaria, são outras medidas implementadas pela cadeia discounter para diminuir o consumo de energia.

As medidas de sustentabilidade ambiental da retalhista estendem-se ainda à área de compras. Além de adquirir produtos com certificações ambientais, na primeira fase da cadeia de valor, a insígnia aposta em artigos neutros em carbono. “Ao introduzir produtos neutros em carbono na oferta permanente, estamos a ir mais além e a contribuir também para a implementação de medidas do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. Estamos a trabalhar para perceber como as emissões de CO2 podem ser evitadas, reduzidas ou compensadas na cadeia de fornecimento a longo prazo”, adianta a mesma fonte.

A empresa está ainda a investir para aumentar a eficiência no transporte de produtos, quer na otimização das rotas quer na ocupação dos camiões.

“Até 2030, o Lidl compromete-se a reduzir globalmente as suas emissões, a nível operacional, em 80%, face a 2019. O Lidl Portugal apoiará este objetivo internacional com uma redução das suas emissões em, pelo menos, 70%”, termina.

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