Homepage Newsletter Produção

Aveleda monitoriza consumo de energia em tempo real

Por a 10 de Outubro de 2022 as 14:58

AveledaA Aveleda criou uma equipa para dinamizar o projeto de sustentabilidade. A primeira declaração ambiental da produtora da região dos vinhos verdes data de 2008, quando colocou em marcha o primeiro Plano de Racionalização Energética (PREN). Atualmente, empresa tem em marcha o segundo PREN, com o horizonte temporal 2017-2024, e aposta em “medições rigorosas de consumos e emissões para ir mais longe na procura de novas soluções”, enquadra Martin Guedes, em declarações ao Hipersuper.  A monitorização de consumos é feita através de um software, com 18 analisadores, que permite identificar desvios em tempo real.

“A implementação de medidas de redução de consumo energético permitiu uma poupança de 9,5% em consumo de energia”, adianta o co-CEO da Aveleda.

Uma das principais medidas implementadas e que impactou toda a cadeia de abastecimento foi a adoção de garrafas “lightweight” nas marcas principais. “Em 2022, 78% das garrafas são leves, o que reduz a energia gasta na sua produção e transporte em toda a cadeia de abastecimento”, salienta Martin Guedes.

A empresa vitivinícola tem em curso um investimento de 97 mil euros no parque fotovoltaico. “O parque fotovoltaico está preparado para produzir 100 kW. Este ano, vamos duplicar esta área para sermos autossuficientes em 12% da energia elétrica” consumida, acrescenta o responsável.

A empresa investiu ainda em equipamentos mais eficientes, nomeadamente cubas de fermentação com sistema de isolamento e refrigeração, que permitiu obter reduções de consumo “muito significativas”, e na substituição de vários equipamentos que eram alimentados a gás e a gasóleo por equipamentos elétricos de forma a “ganhar eficiência e tirar partido da energia fotovoltaica”. No ano passado, a Aveleda deu início à renovação da frota, cerca de 40, para veículos elétricos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *