Distribuição Homepage Newsletter Produção

Encontro com Vinhos dá lugar a Essência do Vinho – Lisboa

Por a 7 de Outubro de 2022 as 10:47

Essencia do VinhoNa 23ª edição, o Encontro com Vinhos assume uma nova assinatura: Essência do Vinho – Lisboa, passando a integrar um modelo que acontece no Palácio da Bolsa, no Porto, desde 2004 e no Funchal, no arquipélago da Madeira desde 2012. A Essência do Vinho – Lisboa terá lugar entre 22 a 24 de outubro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

“É a consequência lógica do nosso trajeto”, justifica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho e diretor da Revista de Vinhos, que promove desde 1999, em Lisboa, o certame Encontro com Vinhos. “A partir do momento em que assumimos a Revista de Vinhos, em 2017, tínhamos este objetivo em mente e a enorme recetividade que obtivemos em 2021, a mais bem-sucedida edição em número de visitantes e mediatismo alcançado, demonstra a apetência dos visitantes e dos profissionais ao que aportamos de novo”, sublinha o responsável.

“O ecletismo da nossa programação diária é diferenciador. Fazemos um blend entre grandes nomes e projetamos novos protagonistas, mostramos muito do que de melhor é feito em Portugal mas sem nos isolarmos do resto do mundo, pelo que temos igualmente provas com grandes exemplares internacionais”, enfatiza Nuno Guedes Vaz Pires.

A programação diária inclui provas comentadas pelos provadores da Revista de Vinhos e da brasileira Gula, a par de produtores e enólogos convidados. Nas Conversas com Sommeliers serão abordados estilos e tipologias de vinhos de um modo particularmente informal e descomplicado. Nas sessões Taste Drive, as equipas da Revista de Vinhos e da Gula confrontam dois vinhos, deixando ao público participante a decisão de votar no grande vencedor de cada duelo.

Na área “Mundo Natural” estarão presentes duas dezenas de produtores que interpretam o vinho à luz da chamada “intervenção mínima”, seguindo muitos deles abordagens biodinâmicas.

Do carácter do granito e da altitude da Beira Interior ao nervo dos vinhos atlânticos de Lisboa; dos diferentes perfis dos Vinhos Verdes à capacidade camaleónica da Baga na Bairrada; das castas menos óbvias do Dão ao património de vinhas velhas de Trás-os-Montes. Boa parte da diversidade das regiões portuguesas será tema de provas comentadas que reúnem vinhos emblemáticos, novos atores, colheitas antigas e lançamentos recém-chegados ao mercado.

No capítulo internacional, realce para a vinda a Lisboa de Marjan Simcic, produtor de vinhos na Eslovénia, da região de Goriška Brda.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *