Homepage Logística Newsletter

Garland amplia parque fotovoltaico em 125% até ao final do ano

Por a 5 de Outubro de 2022 as 15:02
Bruno Gomes, responsável de sustentabilidade do grupo Garland

Bruno Gomes, responsável de sustentabilidade do grupo Garland

Desde a criação da política “Rumo à Sustentabilidade”, em 2012, o grupo Garland instalou 638 painéis fotovoltaicos nos seus centros logísticos e renovou 100% da frota de viaturas ligeiras para veículos elétricos e híbridos. A empresa implementou ainda um sistema de monitorização e gestão do consumo de energia.

Atualmente, a empresa tem em marcha um projeto de ampliação da produção de energia verde. “Dando seguimento à política definida, será feita, até ao final de 2022, a ampliação do nosso parque de painéis fotovoltaicos em cerca de 125%, estando também a ser estudadas outras possíveis medidas a implementar, a curto e a médio prazo, no âmbito da poupança de energia, tanto ao nível do consumo de combustível nos serviços de transporte, como na otimização energética das instalações”, avança Bruno Gomes, responsável de sustentabilidade do grupo Garland, em entrevista ao Hipersuper.

Entre as medidas de poupança de energia destacam-se ainda a instalação de sensores de presença para controlo da iluminação e a adoção priveligiada de iluminação natural na construção das novas instalações. A Garland Logistics utiliza ainda em todos os centros logísticos energia proveniente de fontes 100% renováveis.

Também a mais recente construção de um armazém próprio em Valadares, Gaia, com área coberta de 38.000 metros quadrados, “respeita as diretrizes ambientais mais exigentes”, com o objetivo de obter a certificação BREEAM/Very Good, “a primeira em novos edifícios logísticos em Portugal”, sublinha o responsável.

Além do lado mais visível – redução do consumo de energia – estes investimentos permitem ainda reduzir os custos associados ao consumo de energia e a dependência energética das operações. “No contexto mundial atual, em que se vive uma incerteza diária na disponibilidade energética, qualquer tipo de investimento em medidas de otimização energética deve ser considerado prioritário, seja pelas empresas, pela administração pública ou pela população em geral”, considera Bruno Gomes.

A sustentabilidade ambiental é, assim, um tema que faz parte do dia-a-dia da Garland e que terá nos próximos anos “um desenvolvimento e integração muito relevante em todas as áreas de negócio do grupo”.

“Para a prossecução da estratégia corporativa de sustentabilidade, foi definido e implementado um sistema de gestão ambiental, suportado pela norma de referência ISO 14001, cujo processo de certificação está em curso”, termina o responsável de sustentabilidade.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *