Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Climatização, iluminação e transportes verticais: As medidas dos centros comerciais para reduzir consumo de energia

Por a 3 de Outubro de 2022 as 15:34

inovacaoA Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vai assinar com a ADENE (Agência para a Energia) um pacto para a implementação do Plano de Poupança de Energia 2022-2023 que prevê medidas como a redução de consumo energético na climatização dos centros comerciais, na sua iluminação e nos transportes verticais.

Este pacto materializa um conjunto de iniciativas que permitem “ganhos relevantes de curto prazo e de forma transversal, sem pôr em causa a atividade económica das centenas de milhar de trabalhadores do setor”, anuncia a APCC, em comunicado, acrescentando que “estas iniciativas complementam as políticas de sustentabilidade definidas pelos diferentes associados, que permitiram nos últimos anos reduções de consumo de energia elétrica superiores a 15% definidos no âmbito do plano europeu”.

Na climatização “prevê-se um ajuste das temperaturas dos centros comerciais, com temperaturas mais altas no verão e temperaturas mais baixas no inverno, assim como a valorização da ventilação natural e refrescamento do ar interior por maximização de efeitos de túnel e chaminé”, exemplifica a associação.

Em relação à iluminação, entre outras medidas, está contemplada a redução da iluminação interior após o horário de normal funcionamento e nos períodos de manhã de tráfego fraco, e a redução de iluminação nas áreas de parqueamento interior.

Quanto ao transporte vertical,  o compromisso passa pelo ajuste da velocidade de operação dos sistemas e a implementação de sistemas de modulação de velocidade nos equipamentos menos solicitados. No que diz respeito aos acessos, “existirá uma afinação de portas e de outro tipo de acessos, que permita a manutenção das condições de climatização interiores”, termina a APCC.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *