Homepage Newsletter Produção

Sogevinus apresenta os novos vinhos de edição limitada da marca São Luiz

Por a 30 de Setembro de 2022 as 17:53

A Sogevinus Fine Wines apresenta as três novas colheitas da insígnia São Luiz, os novos tintos de edição limitada da marca:  o Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 e o Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017. Há também uma nova edição Winemaker’s Collection Folgazão& Rabigato, o Grande Reserva Branco 2018.

Os novos vinhos contam com a assinatura do enólogo Ricardo Macedo e deixam transparecer a génese da casa duriense.

“O Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 apoia o seu nome nas vinhas que o completam, plantadas nos terraços da Quinta de São Luiz há mais de 50 anos. Um vinho que respeita e traduz a autenticidade do terroir, com colheita manual e uma seleção meticulosa ainda na vinha, tendo estagiado em barricas de carvalho francês durante 16 meses” pode ler-se no comunicado.

“Elegante, complexo e de estrutura aveludada, o Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018  é fruto de uma produção reduzida limitada a 2400 garrafas, com estágio prolongado em madeira. De cor rubi, com um nariz acetinado, exibe aromas a frutos silvestres vibrantes, envoltos em sugestões de violeta e nuances mentoladas. Na boca, é possível experienciar uma acidez convidativa, taninos sedosos e uma frescura sedutora. Deve ser servido a uma temperatura entre 14º e 16ºC. Ideal para acompanhar pratos fortes e de textura rica como carnes de cordeiro, cabrito ou javali assim como massas trufadas e queijos curados” acrescenta a empresa.

Em relação ao Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017,  também de edição limitada,  “nasce de uma pequena parcela centenária com o mesmo nome. As uvas foram selecionadas cuidadosamente na própria vinha através da ancestral colheita manual. O perfil singular e expressivo deste vinho pode ser compreendido pelo seu nariz acetinado e complexo, com nuances mentoladas e aroma a frutos silvestres e violeta. Na boca assume taninos sedosos, mas firmes e uma frescura acídica cativante. Disponível em edição numerada de 1.223 garrafas, estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês. Deve ser servido a uma temperatura entre os 14 e 16ºC, ideal para acompanhar carnes de caça e de textura rica assim como queijos”.

A nova colheita Winemaker’s Collection Folgazão & Rabigato Grande Reserva Branco 2018, um blend de Folgazão e Rabigato selecionado pelo enólogo, com uvas provenientes da sub-região Baixo – Corgo e com edição limitada de 4.400 garrafas foi também apresentada, com as suas uvas a serem “vindimadas manualmente, os cachos selecionados de forma meticulosa, tendo estagiado em barricas de 300Lt. Com aromas ricos e vibrantes, onde se podem identificar notas de fruta de caroço envoltas num toque de madeira, o vinho revela uma untuosidade equilibrada pela acidez e frescura. Recomenda-se que seja servido a uma temperatura entre 12º e 14ºC, combinando na perfeição com mariscos, peixes gordos e carnes brancas”.

“Estes novos lançamentos evidenciam a versatilidade e personalidade da marca São Luiz, na produção de vinhos com propriedades organolépticas diferenciadoras, que respeitam as caraterísticas singulares de vinhas tão especiais e os métodos de colheita manual que fazemos questão de manter e respeitar na elaboração de alguns dos nossos vinhos.” sublinha Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, em comunicado.

Para destacar as caraterísticas únicas destes vinhos foi desenvolvido um menu de paring pelas mãos do reconhecido Chef brigantino Óscar Geadas enaltecendo a oferta gastronómica da região transmontana e a sua harmonização com os vinhos do Douro.

“É um prazer desenvolver um menu tão especial para a apresentação das novas colheitas da marca Quinta de S. Luiz. Como por exemplo o Mil Folhas de Vieira com Panceta de Porco Bísaro, maçã de Carrazeda e coentros, que harmoniza com o Winemaker’s Collection Folgazão & Rabigato 2018. Já para a opção de peixe, Cuscos de Vinhais com Amêijoa, chouriço e pregado, foi escolhido o Quinta de São Luiz Vinhas Velhas 2018, pela sua frescura e por acompanhar na perfeição pratos com sabores fortes. Existe um pairing cuidado que faz sobressair a qualidade e unicidade dos nossos produtos autóctones e dos vinhos da marca São Luiz.” refere, por sua vez, o  Chef Óscar Geadas .

Sobre a vindima de 2022, que teve início a 18 de agosto e termina no final de setembro, a Sogevinus adianta ainda que este ano teve uma duração inferior quando comparada com anos anteriores. Num ano em que a primavera e o inverno se mostraram secos, com períodos de calor, resultando num baixo teor de água no solo e dando origem a vinhos com menor acidez e menor teor alcoólico, uma combinação pouco habitual, Ricardo Macedo ressalta que:” ainda assim os vinhos mostram-se complexos e estruturados”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *