O que pode ler na edição de setembro (405) do Hipersuper
Na capa da edição de setembro do jornal Hipersuper está Jordi Bové. Em entrevista, o Diretor Geral da Global Quality Ibéria faz um balanço do percurso do selo Sabor do Ano em Portugal e destaca a sua importância para as empresas que o conquistam.
No contexto do selo Sabor do Ano, o Hipersuper entrevistou ainda Alexandra Borges, diretora geral de compras do Lidl Portugal, a marca mais premiada da edição de 2022 do prémio atribuído em prova cega pelos consumidores.
Especial Sustentabilidade
A sustentabilidade é mais um tema em destaque nesta edição. A economia portuguesa tem apresentado avanços significativos, mas há ainda muito por fazer. As empresas estão conscientes do seu papel e têm tomado medidas para que o futuro de todos seja melhor.
Integrado neste especial, sugerimos a leitura das entrevistas a Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, e Ricardo Neto, CEO da Novo Verde.
Ainda no capítulo da sustentabilidade, leia a opinião de João Campos (Humb Consulting) com o título “Sustentabilidade – um trunfo para o sucesso empresarial” e a entrevista com Eduardo Serzedelo, co-fundador da Hirundo, marca portuguesa de sapatilhas sustentáveis.
O manual das empresas para poupar energia
Da produção e comércio de alimentos e bebidas, passando pela logística e transporte dos bens de grande consumo, fomos conhecer que medidas estão as empresas a adotar para fazer face ao brutal aumento dos custos energéticos e, ao mesmo tempo, diminuir a pegada de carbono das operações
Marcas
Falámos ainda com Sílvia Mendonça, diretora de marketing da Brandcare, a propósito do aniversário de Super Pop, e com Ana Leitão e Tânia Jorge, brand managers de Sical, sobre o presente e o futuro da marca da Nestlé
Fomos ainda conhecer o ciclo de produção da Adega de Palmela, desde o protocolo de vinificação, definido muito antes da vindima, passando pelo processo de fermentação e envelhecimento, até ao engarrafamento do vinho
Conversámos ainda com Bruno Veríssimo, diretor de marketing e vendas do grupo Parras, sobre o percurso da Mula Velha, marca vendida, em Portugal, em exclusivo nas lojas Continente, e com Helena Gomes, diretora de comunicação e marketing da petMaxi, uma das empresas que mais se destaca no mercado português de pet Food
Exportação
“Somos portugueses, vivemos na Alemanha e vendemos produtos portugueses”
Nesta edição, inauguramos uma nova categoria: exportação. A estreia faz-se com um artigo sobre a Vinhoteca Centro, considerada a maior importadora de produtos portugueses na Alemanha e um caso de sucesso que ultrapassou o mercado da saudade
Produção
Retoma do canal Horeca dá gás à indústria portuguesa
Níveis históricos de inflação, retoma da atividade de hotéis e restaurantes para níveis pré-pandemia e deslocalização da procura de fornecedores, de países como Ucrânia e Rússia, para Portugal, contribuíram para alavancar o volume de negócios da indústria portuguesa
E-commerce
“Contamos continuar a crescer nos próximos anos até nos tornarmos numa das principais referências em termos de supermercados online”
O Minipreço Online completou dois anos de atividade no início de junho deste ano tendo, de acordo com o estudo da Nielsen Homescan S12, duplicado a sua quota de mercado para os 2,8%. Este foi o mote para uma conversa com Pedro Devesa, membro do Conselho de Administração da DIA Portugal, que não esconde a ambição de colocar a plataforma online como a maior loja da companhia em Portugal
Data Center
Retalho foi a segunda indústria mais afetada por ransomware em 2021
Segundo a Sophos, no ano passado, o ransomware atingiu 77% das organizações de retalho, face a 44% em 2020, o que significa um aumento de 75%
A análise da Kantar Worldpanel para esta edição versa sobre o consumo de iogurtes. Maria Gomes, Senior Client Executive Kantar World Panel, escreve que os portugueses estão a alterar a compra e o consumo em iogurtes
Opinião
A importância de ter uma cultura forte no retalho, por Filipa Santos, Consultora, Michael Page
As oportunidades que a interoperabilidade oferece, por João Castro de Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal
A importância da previsão e otimização de processos no retalho, por João Amaral, senior account manager do SAS para o Retalho e Consumo