Exportação FMCG Homepage Newsletter

Restrito celebra 15 anos

Por a 20 de Setembro de 2022 as 10:20

Marca aumentou, nos últimos 3 anos, 54 por cento do volume de negócios

A Restrito, atualmente com um portfólio com seis vinhos, comemora 15 anos de existência. Um projeto que teve origem num grupo de amigos que comunga a paixão pelos vinhos e, que com o decorrer do tempo, se assumiu como uma marca que representa verdadeiramente o genuíno carácter do Alto Douro Vinhateiro, conquistando diversos prémios nacionais e internacionais.

Impulsionados pelo enólogo Carlos Magalhães, na altura responsável pela formação em enologia destes empreendedores, os membros da Restrito decidiram adquirir um lote de vinho tinto de 2006, nascendo assim a Restrito. A marca resultou da ideia de ser um restrito grupo de amigos e foi em 2007 que, formalmente, a empresa inicia a sua atividade, com a comercialização do primeiro vinho, o Tinto Colheita 2006, dedicando-se à produção de vinhos de excelência da região do Douro Superior.

“Os investimentos que temos feito nos últimos anos, e o cada vez maior reconhecimento da qualidade, permitiram que o volume de negócios crescesse cerca de 54% nos últimos três anos, a uma média superior a 15% ao ano” sublinha João Barbeiro, cofundador da Restrito, em comunicado.

Sobre os aspetos menos positivos sentidos, refere que “as principais dificuldades resultam do efeito de escala que no caso da Restrito não existe. Isto reflete-se nos custos diretos dos produtos, mas não menos importante no aspeto comercial. As quantidades produzidas são menos atrativas para a maioria dos distribuidores e limitam a própria ação comercial”.

A aposta para além-fronteiras é um dos objetivos da marca. Em maio do corrente ano de 2022, a Restrito esteve na feira internacional ProWein, na Messe Düsseldorf, na Alemanha. “O mercado de exportação tem também merecido a nossa atenção, e da Dinamarca a Moçambique, são muitos os países que têm o “privilégio” de poder aceder aos nossos produtos, seja na área da restauração ou seja em lojas especializadas em vinhos. Neste momento o desafio é conseguirmos cruzar o Atlântico e levar os nossos vinhos aos apreciadores americanos, seja no Brasil, ou nos E.U.A”, refere a o cofundador Carlos Soares.

A presença a nível nacional e internacional permitiu à Restrito conquistar o reconhecimento de personalidades relevantes do setor e diversos prémios. Para o cofundador António Ribeiro, “Os pontos mais marcantes foram o elevado reconhecimento internacional obtido por vários dos nossos vinhos, mas, em particular, pelo Restrito Grande Escolha 2014, que foi distinguido com o título de Best Wine of Competition, no Frankfurt International Trophy e a Medalha de Grande Gold, no Concurso Mundial de Bruxelas”.

A estes títulos, juntam-se 24 outros prémios que podem ser consultados aqui. E, ainda, os destaques feitos por Robert Parker – The Advocate e Jancis Robinson, e, também, publicações nacionais que destacam os vinhos da Restrito.

No ano de 2022, a marca brindou os amantes de vinho com dois novos lançamentos, o Colheita Branco 2021 e o Rosé Colheita 2021, que se juntaram aos vinhos Grande Escolha 2017, Colheita Tinto 2017, Reserva Tinto 2018 e Reserva Branco 2020. “Até ao final deste ano, iremos lançar dois novos vinhos que vão fazer as delícias dos apreciadores de bons vinhos”, refere Miguel Marques, cofundador da Restrito.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *