Homepage Logística Newsletter

DB Schenker abre 50º armazém ecológico

Por a 6 de Julho de 2022 as 20:30

DB Schenker O espaço, localizado em Tilburg, nos Países Baixos, foi reaberto após uma profunda modernização em 2021, tendo sido reconhecido, pela Deutsche Bahn, como o 50º armazém ecológico da DB Schenker.

Os armazéns ecológicos são um conceito integrado, desenvolvido pela DB Schenker, que permite que os armazéns sejam operados de forma eficiente em termos energéticos, melhorando o bem-estar dos colaboradores e reduzindo significativamente as emissões de CO2.

O hub foi totalmente transformado, permitindo uma operação ecoeficiente e com mais espaço para cross-docking, com tecnologia moderna para uma maior proteção ambiental.

Como explica a empresa, na construção do novo terminal, foram seguidas normas globais de construção sustentável, tais como isolamento térmico, utilização de recursos renováveis obtidos na região envolvente do edifício, instalação de sistemas de iluminação modernos e naturais para o bem-estar dos colaboradores e sistema eficiente de HVAC, que é a ventilação de aquecimento e ar condicionado.

A par disso serão instaladas cinco colmeias para aumentar a biodiversidade nas proximidades, e será implementada uma utilização reduzida do terminal MHE (equipamento de manuseamento de materiais), através da semi-automatização do manuseamento de mercadorias, bem como uma melhor gestão de resíduos nos escritórios, estações de carregamento de bicicletas elétricas e veículos.

Cyrille Bonjean, diretora do Transporte Terrestre na DB Schenker Europa, acredita que “os armazéns ecológicos são o futuro dos nossos terminais”, acrescentando que “as instalações em Tilburg são o mais recente exemplo da rapidez com que estamos a avançar para centros de carga altamente automatizados e ecoeficientes. Isto serve o nosso objetivo estratégico de nos tornarmos neutros em termos de CO2 até 2040 e já está a ter um efeito positivo nos nossos colaboradores, que agora são capazes de trabalhar num ambiente seguro, profissional e preparado para o futuro”.

A área do local do terminal modernizado é de 59.210 m2. Com 90 docas de carregamento, o armazém está totalmente adaptado às atividades de cross-docking para distribuição de paletes e pode tratar de 13.000 carregamentos por semana. Através de uma linha de reboque incorporada, o transporte interno de paletes será automatizado, garantindo eficiência e segurança. A nova infraestrutura do local será adaptada ao crescimento dos movimentos de tráfego, de modo que a segurança, a proteção e a eficiência sejam traçadas para futuros desenvolvimentos. Um total de 350 pessoas estão a trabalhar no local.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *