Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Número de consumidores que faz compras online continua a aumentar

Por a 23 de Junho de 2022 as 14:51

online-shopping-g724e4513e_640O número de portugueses a fazer compras na Internet está a aumentar, o mesmo sucedendo com a frequência de compra. O número de portugueses com mais de quinze anos a fazer compras online atingiu os 5,2 milhões, um aumento de 4,2 pontos percentuais (p.p.) face a 2021, o que traduz uma proporção de 60,9%, segundo a 1ª vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce da Marktest.

Em matéria de frequência de compra, o estudo da consultora avança que 43,8% das pessoas compram pelo menos uma vez por mês em sites ou marketplaces, um aumento de 3,5 p.p. em relação a 2021.

A Marktest avança, por outro lado, que os dados do estudo indicam que o crescimento entre a segunda vaga de 2021 e a primeira vaga de 2022 registou uma evolução praticamente homogénea entre homens e mulheres. O número de consumidores masculinos aumentou 4 p.p. para 63,8%, enquanto que no caso das mulheres a subida foi 4,2 p.p. para 58,2%. Os dados permitem assim concluir que não existe uma diferença significativa entre o número de compradores de ambos os sexos.

O crescimento mais relevante no número de compradores ocorreu na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, registando-se um crescimento de 57,4% para 64,1%, ou seja, mais 6,7 p.p. em relação a 2021.

Os jovens estão entre a faixa etária que tem maior número de compradores, com 92,4% dos consumidores com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos a assumir que faz compras na Internet. Entre 25 e os 34, a proporção é de 92,1%.

Já os consumidores com idades entre 55 e 64 anos registou um crescimento de 2,7 p.p. para 37,8%, “No que respeita à análise dos hábitos de compra online por classes sociais, a maior subida na segunda vaga do Barómetro E-Commerce verificou-se na classe C1, com um aumento de 77,8% para 84,4%. A classe A/B, com 92,1%, continua a ser a que tem maior número de compradores online”, conclui o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *