Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Crescimento do volume de comércio a retalho desacelera para 4,6% em abril

Por a 30 de Maio de 2022 as 12:31

retalhoO crescimento do Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho desacelerou em abril para 4,6%, em termos homólogos, menos 8,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Decompondo as dimensões do índice, o volume de negócios a retalho nos produtos alimentares diminuiu 3,6% em termos homólogos em abril, 2,4 p.p. inferior face ao mês anterior.

Já os produtos alimentares desaceleraram 14,5 p.p. para um crescimento de 11,5% abril. De realçar a desaceleração de 81,4 p.p. dos têxteis, vestuário, calçados e artigos de couro para uma taxa de crescimento de 44,1% em abril.

“Estas oscilações intensas das vendas em vários tipos de produtos são influenciadas em grande medida por efeitos base decorrentes das restrições à atividade decorrentes da pandemia”, explica o gabinete de estatística.

Em termos nominais, o índice passou de uma taxa de crescimento de 22,2% em março para 14,3% em abril. “As variações dos índices dos agrupamentos Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares situaram-se em 7,4% e 20,6%, respetivamente (7,6% e 37,1% no mês precedente, pela mesma ordem)”, refere ainda o documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *