Economia Homepage Não Alimentar

Índice de Preços na Produção Industrial cresceu 24,6% em abril

Por a 18 de Maio de 2022 as 15:39

indústriaO Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou, em abril, um crescimento de 24,6% em comparação com igual período do ano anterior, diminuição de 1,9 pontos percentuais face ao crescimento observado em março, segundo dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A desaceleração observada foi determinada pelo agrupamento de Energia, que passou de uma taxa de variação homóloga de 82,3% em março para 61,5% em abril, com a eletricidade a passar de 103,9% em março para 47,8%”, salienta o documento.

Não contando com o agrupamento de Energia, o aumento de preços na produção industrial foi 15,8%, um aumento de 2,1 p.p. ao crescimento registado em março.

O agrupamento de Bens Intermédios apresentou, em abril, um aumento homólogo de preços de 23,3%, contribuindo em 8,7 p.p. para o índice global.

Informa o documento do INE que a seção de Indústrias Transformadoras registou um aumento de 22,7%, tendo contribuindo 20,3 p.p. para a evolução do índice total.

Já a a secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou uma desaceleração de 56,1 p.p. para uma taxa de crescimento homólogo de 47,8%, dando um contributo de 4,0 p.p. “Excluindo esta secção, a variação dos preços na produção industrial situou-se em 22,4% (19,8% no mês anterior)”, conclui o documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *