Economia Homepage Newsletter

Criação de empresas cai em abril depois de ciclo consecutivo de seis meses em crescimento

Por a 5 de Maio de 2022 as 12:35

escritorioA criação de novas empresas em Portugal caiu em abril, em termos homólogos, após um ciclo consecutivo de seis meses de crescimento. A diminuição da criação de novas empresas é mais evidente no norte do País. Nesta região, a constituição de empresas recuou 70%, menos 322 empresas criadas em relação a abril de 2021, com um grande contributo do setor do retalho, segundo dados da Informa DB.

Apesar do recuo registado em abril, no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, a criação de empresas cresceu 21%, em termos homólogos, para um total de 17. 282. A área metropolitana de Lisboa destaca-se com a constituição de 1.866 novas empresas, o que representa uma subida de 39%, embora o crescimento seja transversal a todas as regiões do país.

Retalho: o único setor em queda na criação de empresas

Entre janeiro e abril de 2022 quase todos os setores registaram subidas na criação de empresas face a 2021, com destaque para os serviços gerais (+673 constituições), transportes (+564 constituições), alojamento e restauração (+515 constituições), serviços empresariais (+513 constituições) e atividades imobiliárias (+409 constituições).

O retalho é o único setor a sofrer uma queda, uma descida que já vinha do mês anterior e que se acentuou em abril, com menos 17% de novas empresas, e para a qual pesaram especialmente os subsetores de retalho têxtil e moda, generalista, alimentar e outros, segundo a mesma fonte.

Nos primeiros quatro meses de 2022, encerraram 4.130 empresas, o que representa uma diminuição de 0,6% em relação ao período homólogo, ou seja, 23 encerramentos. No que diz respeito às insolvências, 550 empresas deram início a este processo entre janeiro e abril, valor que representa uma descida 26% face a igual período do ano passado (menos 194 novos processos), mantendo, assim, a tendência de descida verificada em 2021. Indústrias, alojamento e restauração e retalho são os setores com maior número de insolvências no período em análise.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *