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Cinco tendências que vão mudar o setor alimentar

Por a 1 de Abril de 2022 as 10:53

retalhoEstudo “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022” revela quais os desafios que o setor enfrenta para regressar aos chamados níveis pré-pandemia

A McKinsey & Company e a EuroCommerce entrevistaram 60 CEO (Chief Executive Officer) europeus do setor alimentar e questionaram mais de 12 mil consumidores em nove países europeus. O resultado foi o “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022” que aponta as cinco tendências que vão mudar o setor alimentar.

Da análise das mesmas, a McKinsey constata que o “tema comum que emerge de todas estas tendências futuras é o aumento da pressão sobre a margem dos retalhistas no setor alimentar ao longo dos próximos anos, com a necessidade de satisfazer as exigências cada vez mais amplas dos consumidores, a crescente pressão sobre os preços e o “Cost Of Goods Sold”  (COGS), e a esperada complexidade multicanal”.

  1. Forte pressão sobre as margens

A inflação irá aumentar os custos dos retalhistas e impactar o poder de compra dos consumidores. Esta é a convicção dos inquiridos. E, como consequência, os consumidores com menor poder de compra procurarão, cada vez mais, produtos mais baratos e promoções. Face a isto é previsível que os discounters e players com preços competitivos sejam suscetíveis de ganhar quota de mercado neste contexto.

  1. Procura polarizada

Haverá uma disparidade de comportamentos. Se, por um lado, os consumidores com rendimentos mais elevados, gerações mais jovens e agregados familiares mais numerosos tenderão a adquirir produtos saudáveis, sustentáveis e premium, por outro lado, os consumidores com menor poder de compra terão uma maior sensibilidade ao preço, com muitos a planear apostar em produtos mais baratos (incluindo de marca própria, como fizeram em crises passadas).

  1. Crescimento online mais lento com ofertas mais diferenciadas

O mercado online tem vindo a tornar-se cada vez mais fragmentado, com ofertas novas e emergentes, nomeadamente a entrega instantânea. Neste sentido, os consumidores irão começar a dividir as suas compras por diferentes lojas online.

  1. Procura por novas fontes de lucro

Os retalhistas começarão a usar ferramentas de inteligência artificial e advanced analytics para conseguir novas fontes de lucro. Uma das possibilidades passa por usar os dados fornecidos pelos cartões de fidelização para vender espaço publicitário.

  1. O desafio da atração de talento

O maior desafio para os próximos tempos – apontado por 39% dos CEO inquiridos – é a retenção de talento. O desgaste dos colaboradores no retalho do setor alimentar a nível mundial continuou a aumentar no ano passado, juntamente com o aumento da procura de novas competências, impulsionada principalmente pela automatização, analytics e comércio eletrónico.

 

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