Cinco tendências que vão mudar o setor alimentar
Estudo “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022” revela quais os desafios que o setor enfrenta para regressar aos chamados níveis pré-pandemia
A McKinsey & Company e a EuroCommerce entrevistaram 60 CEO (Chief Executive Officer) europeus do setor alimentar e questionaram mais de 12 mil consumidores em nove países europeus. O resultado foi o “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022” que aponta as cinco tendências que vão mudar o setor alimentar.
Da análise das mesmas, a McKinsey constata que o “tema comum que emerge de todas estas tendências futuras é o aumento da pressão sobre a margem dos retalhistas no setor alimentar ao longo dos próximos anos, com a necessidade de satisfazer as exigências cada vez mais amplas dos consumidores, a crescente pressão sobre os preços e o “Cost Of Goods Sold” (COGS), e a esperada complexidade multicanal”.
- Forte pressão sobre as margens
A inflação irá aumentar os custos dos retalhistas e impactar o poder de compra dos consumidores. Esta é a convicção dos inquiridos. E, como consequência, os consumidores com menor poder de compra procurarão, cada vez mais, produtos mais baratos e promoções. Face a isto é previsível que os discounters e players com preços competitivos sejam suscetíveis de ganhar quota de mercado neste contexto.
- Procura polarizada
Haverá uma disparidade de comportamentos. Se, por um lado, os consumidores com rendimentos mais elevados, gerações mais jovens e agregados familiares mais numerosos tenderão a adquirir produtos saudáveis, sustentáveis e premium, por outro lado, os consumidores com menor poder de compra terão uma maior sensibilidade ao preço, com muitos a planear apostar em produtos mais baratos (incluindo de marca própria, como fizeram em crises passadas).
- Crescimento online mais lento com ofertas mais diferenciadas
O mercado online tem vindo a tornar-se cada vez mais fragmentado, com ofertas novas e emergentes, nomeadamente a entrega instantânea. Neste sentido, os consumidores irão começar a dividir as suas compras por diferentes lojas online.
- Procura por novas fontes de lucro
Os retalhistas começarão a usar ferramentas de inteligência artificial e advanced analytics para conseguir novas fontes de lucro. Uma das possibilidades passa por usar os dados fornecidos pelos cartões de fidelização para vender espaço publicitário.
- O desafio da atração de talento
O maior desafio para os próximos tempos – apontado por 39% dos CEO inquiridos – é a retenção de talento. O desgaste dos colaboradores no retalho do setor alimentar a nível mundial continuou a aumentar no ano passado, juntamente com o aumento da procura de novas competências, impulsionada principalmente pela automatização, analytics e comércio eletrónico.