Homepage Newsletter Produção

400 produtores marcam presença na Essência do Vinho Porto

Por a 25 de Março de 2022 as 13:13

EV 2020 (186)A 18º edição da Essência do Vinho Porto volta a reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril.  Mais de 4.000 exemplares de vinho estarão à prova, representados por 400 produtores, nacionais e estrangeiros.  Às provas junta-se um programa paralelo de atividades, nos quais se destacam o concurso que vai eleger  o “TOP 10” dos vinhos portugueses e provas temáticas, harmonizações do vinho com a gastronomia e conversas sobre vinho.

“Nesta edição, que assinala simbolicamente a maioridade, quisemos reforçar a diversidade do nosso país sem esquecer o resto do mundo, até porque a competitividade e a influência são globais. Daí voltarmos a trazer ao Porto uma comitiva internacional de especialistas, de origens tão distintas como o Brasil, a Dinamarca, a Espanha, os EUA, a Itália, o Reino Unido e a Suíça”, antecipa Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência do Vinho.

Após a paragem forçada pela pandemia em 2021, a Essência do Vinho regressa ao Porto para levar a cabo a competição “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a participação de um júri internacional. Uma pré-seleção do painel de provadores da Revista de Vinhos, baseada nos exemplares que obtiveram as mais elevadas pontuações no último ano, é sujeita ao crivo de especialistas convidados desde líderes de opinião, críticos, jornalistas e sommeliers.

No capítulo dos fortificados, uma comitiva internacional foi convidada a participar na prova “Fortificados de Sonho”, que reunirá edições raras e de colecionador de vinhos muito velhos do Porto, Madeira, Carcavelos e Moscatéis de Setúbal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *