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Festa do café regressa a Lisboa com mais de 50 expositores

Por a 24 de Março de 2022 as 12:24

Lisbon Coffee FestA Associação Industrial e Comercial do Café espera pelo menos seis mil visitantes na segunda edição do evento

O Lisbon Coffee Fest está de regresso ao LX Factory, em Lisboa. Entre 25 e 27 de março, o evento contará com mais de 50 expositores, nomeadamente a Nestlé, Academia Barista by Nestlé, Delta Cafés, Delta Q, Nicola, Segafredo, Portela Cafés, Fiamma, Ranciliogroup Portugal, NewCoffee, Cafés Candelas, Sage Appliances. A organização está, por isso, otimista para a edição deste ano. “Acreditamos que o Lisbon Coffee Fest vai ser um sucesso e vai ter uma grande adesão”, diz Cláudia Pimentel, secretária geral da Associação Industrial e Comercial do Café, em declarações ao Hipersuper.

A responsável justifica o otimismo com o facto de se tratar de um festival “único e incomparável em Portugal”. “Reúne num só espaço marcas e amantes de café, uma bebida que faz parte da nossa cultura de consumo”, explica. “Temos todos os atrativos para que as pessoas venham ao Lisbon Coffee Fest, desde a localização ao programa. O café é o mote e com ele conseguimos oferecer a todos os visitantes experiências únicas à volta de um produto tão apreciado por todos”, acrescenta.

Depois de a primeira edição ter contado com seis mil visitantes, Cláudia Pimentel acredita que este ano a adesão vai ser também boa. “As pessoas estão desejosas de dar novamente um sentido de normalidade às suas vidas. Quem marcar presença pode vir totalmente descansado, uma vez que serão cumpridas todas as normas sugeridas pela Direção Geral de Saúde”, salienta.

A responsável diz, por outro lado, que há razões de sobra para marcar presença no evento. “Teremos experiências para todos os gostos, mas podemos destacar que este ano vamos apresentar algumas novidades face à primeira edição, nomeadamente o Concurso Expresso Perfeito em Casa, tirado em máquinas de Café Domésticas, o Roasters Village by La Marzocco no qual os melhores torrefatores da Europa podem servir cafés incríveis e exclusivos, e ainda After Parties no Terraço”, exemplifica. Tal como sucedeu na primeira edição, realiza-se o Campeonato Nacional de Baristas, que conta com equipamentos profissionais da Fiamma e da Compak. “O vencedor irá representar Portugal no Campeonato Mundial de Baristas e ainda teremos palestras e workshops com temáticas desenvolvidas à volta do café”, revela Cláudia Pimentel.

O evento reveste-se de particular importância para o setor não só por o café estar fortemente ligado à cultura dos portugueses, mas também por procurar espelhar as novas tendências de consumo. “O café faz parte da cultura portuguesa e os portugueses são grandes consumidores de café, uma vez que cada português consome cerca de cinco quilos de café por ano. Isto acontece porque no nosso país, o ato de beber um café, faz parte da vida social de todos nós. Assim, o Lisbon Coffe Fest procura unir num único espaço marcas e consumidores desta bebida tao adorada por todos”, afirma a responsável.

Apesar de o café ser uma tradição para os portugueses, a verdade é que o mercado do café mudou muito nos últimos anos, sobretudo no período da pandemia, lembra Cláudia Pimentel. “O consumo de café em casa a aumentou, seja de café em cápsulas ou de café em grão, e temos cada vez mais baristas e casas de café de especialidade. De acordo com estudos da Marketest, em 2020, muito devido à pandemia, mais de seis milhões e meio de portugueses, com 15 anos ou mais, beberam em casa uma média diária de pelo menos um café”, adianta.  “Por outro lado, a desmistificação à volta do café e os estudos comprovativos dos seus benefícios para a saúde fazem com que a população portuguesa continue a beber café ao longo de toda a sua vida”, conclui.

*Artigo publicado na edição número 400 do Hipersuper

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