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Sustentabilidade e segurança no retalho

Por a 21 de Março de 2022 as 12:40

david_perez-19102015-9668Por David Pérez del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

Acompanhar a mudança dos comportamentos dos consumidores é uma tarefa árdua que os retalhistas encontram diariamente, mantê-los seguros em todas as frentes e fases da compra é uma missão constante, se a esta problemática juntarmos as preocupações ambientais e de sustentabilidade que marcam os hábitos de consumo, então temos perante os retalhistas um desafio novo que chegou para ficar.

Se fizermos uma análise rápida de diferentes retalhistas em diferentes sectores, encontramos cada vez uma crescente preocupação pelo meio ambiente e pela sustentabilidade. Se inicialmente as primeiras medidas foram tão simples como trocar os sacos de plástico por papel, ou cobrá-los para evitar desperdícios, atualmente quando cada retalhista elabora um plano de vendas, este tem necessariamente que ter uma cláusula que contemple a defesa e a preservação do meio ambiente.

Esta postura começa desde logo nos produtos que se utilizam no fabrico dos produtos, acompanhado das condições de produção, distâncias de transporte e até a escolha do próprio tipo de transporte da mercadoria – poder afirmar que o produto que o cliente está a adquirir contribui para a redução do impacto ambiental tornou-se uma commodity tão importante como o produto em si mesmo.

Paulatinamente, as lojas estão a sofrer alterações com um maior cariz de ligação ao ambiente, aos materiais naturais e, sempre que possível, à redução do desperdício e ao incremento da reutilização dos produtos.

A par com estas necessidades, a sustentabilidade no seu todo tornou-se, para os provedores de soluções de segurança, num novo desafio no lançamento e desenvolvimento de ferramentas. O investimento na inovação, nas novas tecnologias, assim como melhorias nas fábricas em todo o mundo são um pilar de trabalho que contribui não apenas para a manutenção e defesa do planeta – valores com que todos nos identificamos – mas também para dar resposta às necessidades dos clientes.

Desde processos simples de reciclagem de alguns materiais, até à substituição por outros mais sustentáveis, passando pelo desenvolvimento de soluções que contribuam para a redução do desperdício, a frente de defesa do retalho vai além da prevenção das perdas, e assume um papel de preservação do meio ambiente para as gerações futuras nunca antes visto no comércio.

Não apenas existe uma clara identificação com os valores das diferentes marcas pela preservação ambiental, mas também são elaborados de forma constante análises do estado do sector de forma a melhorar constantemente o papel desempenhado na sustentabilidade.

Da parte dos fornecedores, estamos cientes que situações tão simples como a possibilidade de reutilizar ou reciclar um componente das nossas soluções pode ser um contributo enorme para a mudança dos hábitos de consumo para uma melhoria constante do meio ambiente.

A importância que o retalho e seus fornecedores têm para a preservação ambiental é inalienável à atividade que se desenvolve diariamente, e os pequenos passos estão para ficar e contribuir de forma positiva na preservação dos escassos recursos que o nosso planeta possui.

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