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China entra pela primeira vez no Top 10 das maiores retalhistas do mundo

Por a 3 de Março de 2022 as 17:40

JD_ChinaO retalhista chinês JD entrou, pela primeira vez, no Top 10 das maiores empresas de retalho do mundo, no exercício fiscal de 2020, embora este ranking continue a ser dominado por empresas sediadas nos Estados Unidos.

O estudo anual da Deloitte, denominado “Global Powers of Retailing 2022″, revela que as receitas agregadas dos 250 maiores retalhistas mundiais cresceram 5,2% no último ano fiscal, terminado em 30 de junho de 2021, para 5,11 biliões de dólares (cerca de 4,62 biliões de euros).

O Top 3 continua a ser liderado pelas norte-americanas Walmart (559,151 mil milhões de dólares), seguido da Amazon (213,573 mil milhões de dólares) e da Costco Wholesale Corporation (166,761 mil milhões de dólares).

Os dez maiores retalhistas mundiais têm em conjunto uma participação de 34,6% da receita total do Top 250, em comparação com 32,7% no ano homólogo. A receita dos dez maiores retalhistas do mundo aumentou oito pontos percentuais em relação ao ano anterior.  Completam o Top 10 o Schwarz Group (Alemanha), The Home Depot (EUA), The Kroger (EUA), Walgreen Boots Alliance (EUA), Aldi (Alemanha), JD.com (China) e Target (EUA).

O Top 250 inclui duas empresas portuguesas. A Jerónimo Martins ocupa o 49º lugar do ranking nível mundial, subindo uma posição em relação ao ano anterior. O grupo português com operações de retalho em Portugal (Pingo Doce), na Polónia (Biedronka) e na Colômbia (Ara), alcançou receitas consolidadas de 20,860 mil milhões de dólares, no mesmo período, um crescimento de 3,5%.

O grupo Sonae subiu 14 degraus no ranking, ocupando nesta edição a posição número 144 do Top 250. Durante o período em análise, a empresa portuguesa atingiu receitas consolidadas de 7,6 mil milhões de dólares no retalho, o que correspondeu a um aumento de 7,6%.

“Apesar de 2021 ter sido um ano muito desafiante devido ao aumento da inflação, à escassez de mão de obra e às interrupções causadas pela pandemia na cadeia de abastecimento, o setor do retalho está numa trajetória de crescimento, com os principais players a conseguirem responder aos desafios mais exigentes que estes novos tempos impõem”, comenta João Paulo Domingos, partner e líder do setor de consumo da Deloitte, citado em comunicado.

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