Distribuição Homepage Newsletter

Informa D&B estima aumento de 14% nas vendas de produtos alimentares para hotelaria em 2022

Por a 25 de Fevereiro de 2022 as 11:53

alimentos1O volume de negócios dos grossistas de produtos alimentares para o canal Horeca, em Portugal, registou um crescimento de 15,8% em 2021, para os 1.100 milhões de euros, de acordo com o estudo setorial da Informa D&B. Em 2022, esta tendência deverá manter-se, com um crescimento estimado de 14%, fruto da recuperação do consumo, da atividade turística e da hotelaria, estima a empresa especializada em informação empresarial.

Esta evolução é uma lufada de ar fresco para um setor que derrapou 29% em 2020. De um total de 37 principais empresas que constituem este setor, 26 registaram quebras nas suas receitas no primeiro ano da pandemia.

Em 2020, operavam no setor português de grossistas de alimentação um total de 9.109 empresas, o que representou um crescimento de 1,3% em relação ao ano anterior. Cerca de 25% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando quase 17% do total.

Grande parte das empresas do setor são familiares, com um âmbito de atuação regional, sendo que é na zona norte do país que se concentra o maior número de empresas, representando pouco mais de 30% do total. A zona centro e a de Lisboa agregavam 26% e de 24% dos operadores, respetivamente, em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *