Distribuição Homepage Newsletter

Lisboa recebe feira internacional dedicada à marca própria em maio

Por a 3 de Fevereiro de 2022 as 11:10

retalhoPortugal vai passar a fazer parte do calendário internacional de feiras dedicadas à marca própria. A Private Label Iberia Expo vai ter lugar em Lisboa, entre 17 e 18 de maio de 2022, no Pavilhão Carlos Lopes.

Segundo a organização do certame, a Private Label Iberia Expo é uma plataforma central de negócios da Península Ibérica que irá reunir dezenas de fabricantes interessados em exportar “private label” para diferentes destinos internacionais. Além do espaço reservado à exposição dos fornecedores de produto, a feira conta com uma área dedicada a soluções e serviços destinados ao desenvolvimento do “retalho inteligente”.

O consumo de marcas próprias tem vindo a crescer em Portugal, em função da relação qualidade-preço destes produtos, respondendo atualmente por uma quota de mercado de 43%. Segundo dados da consultora Nielsen, em 20 anos, a adesão dos portugueses às marcas próprias passou de 5% para 30% e poderá vir a aumentar em função de uma aposta crescente por parte dos retalhistas e da entrada de novos grupos de distribuição no país.

Em Espanha, as marcas de distribuição representam cerca de metade das vendas de produtos de FMCG. Na Europa, a quota de mercado está acima dos 30%. Até ao final de 2019, a marca própria ganhou terreno em 14 dos 19 países analisados pela Nielsen. No caso do Reino Unido e da Alemanha, a quota de mercado continua acima de 49%, enquanto em Itália cresceu dois pontos percentuais, conquistando o maior ganho até à data.

Na feira também haverá lugar para networking e debates. Nas Private Label Conferences juntar-se-ão profissionais e especialistas da indústria e do retalho para debater o futuro da distribuição de produtos de marca própria no comércio alimentar e não alimentar. Num registo diferente, realizar-se-ão um conjunto de ‘DigitalTalks’, conversas com profissionais das empresas do setor de tecnologias para o desenvolvimento do retalho inteligente, onde serão debatidos temas como o e-commerce e o marketing digital, entre outros.

“O certame tem como principal objetivo promover a exportação do ‘sourcing’ local face a múltiplos fatores relacionados com a sustentabilidade e rastreabilidade internacional de produtos destinados à marca de distribuidor”, sublinha a organização, em comunicado.

A organização irá promover ainda o programa de “Hosted Buyers”, assegurando a presença de compradores das empresas internacionais com poder de decisão neste certame, com apoio de ferramentas digitais para marcação de meetings B2B (Business to Bussiness).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *