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Estudo: E-commerce contribui com 4,8% para o PIB nacional

Por a 7 de Maio de 2024 as 16:43
selective focus of toy shopping cart with small carton boxes near laptop, e-commerce concept

Em 2023, as cinco principais lojas online do mercado de e-commerce português foram shein.com, amazon.es, zara.com, continente.pt e apple.com.

A shein.com liderou este mercado com receitas de 302,4 milhões de euros em 2023, seguido pela amazon.es com vendas de 243,3 milhões de euros, a zara.com com vendas de 161,5 milhões de euros. “Juntas, as três principais lojas online representam uma quota de mercado de 21,1% das 100 principais lojas do mercado de comércio eletrónico português”, refere a Webloyalty, empresa global de soluções de retaill media com base num estudo realizado pela ecommerceDB (ECDB).

O estudo, que incidiu em várias economias europeias, “atribui ao e-commerce uma contribuição de 4,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, posicionando Portugal no 8º lugar”, afirma ainda a Webloyalty.

Nesse mesmo estudo observa-se que, em média, 62% dos consumidores europeus fez compras online em 2022 e que as economias do Sul e do Leste europeu têm vindo continuamente a ganhar relevância e potencial no e-commerce.

De acordo com as tendências europeias, “Portugal conta, cada vez mais, com a presença de marcas e consumidores no comércio eletrónico”, refere ainda.

54,8% da população comprou online em 2023

Segundo o relatório anual da ANACOM, baseado em trabalhos de campo feitos entre maio e julho de 2023, pelo menos 54,8% da população efetuou pelo menos uma transação online nos 12 meses anteriores à realização do inquérito.

E 44% da população residente em Portugal com 16 a 74 anos efetuou compras através da Internet nos três meses anteriores à realização do inquérito, “tendo-se registado um aumento de 1,3% face ao ano anterior”.

Os consumidores entre os 25 e os 74 anos são aqueles que mais transações realizaram, não havendo uma distinção clara no que ao género diz respeito. No que toca à distribuição territorial, destaca-se a Área Metropolitana de Lisboa, seguida da Área Metropolitana do Porto e as regiões Norte e Centro.

O setor mais procurado pelos portugueses nas compras online é o da moda, este inclui o vestuário, calçado e acessórios. Segundo dados do ‘E-Commerce Report 2023’ dos CTT, esta categoria para além de ser das mais requisitadas, continua a conquistar cada vez mais consumidores, registando mais um ponto percentual em comparação com 2022 e com tendência para crescer no futuro. A par disto, cresce igualmente a compra de vestuário em segunda mão.

As outras categorias que seguem como mais compradas são equipamentos eletrónicos e informáticos, higiene e cosmética e livros e filmes. “A Webloyalty analisa estes dados com bastante otimismo, com base em projeções do Estudo e-Commerce & Last Mile 2023, da Deloitte, que afirmam que o comércio eletrónico em Portugal deverá alcançar os 9.300 milhões de euros, em 2025”, destaca a empresa.

“Portugal, à semelhança de outras economias europeias, olha hoje de uma forma diferente para o e-commerce. Reconhece-lhe uma alta carga de importância pela proximidade junto dos consumidores e a simplificação dos processos”, sublinha o VP general manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.

Eduardo Esparza defende que o investimento empresarial no e-commerce e retaill media não pode parar, devido às projeções otimistas do setor. “Neste momento, apenas 16% das empresas portuguesas apresenta um canal de vendas online, sendo este um número que desejamos que aumente”, conclui.

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