Vendas líquidas do grupo DIA recuam 5,9% em Portugal em 2021
As vendas do grupo DIA recuaram em Portugal em 2021. A companhia espanhola dona do Minipreço apresentou vendas líquidas de 592,9 milhões de euros no exercício do ano passado no mercado português, uma diminuição de 5,9% face a 2020. As vendas comparáveis desceram 4,3% face a 2020 e subiram 2,3% em comparação com 2019.
No total da operação, o grupo espanhol de distribuição apresentou vendas líquidas de 5.937 milhões de euros em 2021, uma diminuição de 3,8% face a 2020. As vendas comparáveis diminuíram 3,6% em relação a 2020 e cresceram 5% em relação a 2019, ano anterior à pandemia.
“2021 tem sido um ano desafiante em termos de evolução das vendas ano após ano. Embora as nossas vendas tenham melhorado 5% em comparação com os níveis de vendas de 2019 antes da pandemia, estamos confiantes de que 2022 nos permitirá visualizar mais claramente o ímpeto nas vendas derivado das diferentes medidas de transformação implementadas”, realça Stephan DuCharme, CEO do grupo.
Em Espanha, o grupo de retalho alimentar apresentou vendas líquidas de 4.209,8 milhões de euros, um recuo de 6,6% face a 2020. As vendas comparáveis sofreram uma diminuição de 5,2% em relação a 2020, tendo aumentado 4,9% em relação a 2019.
No mercado argentino, o grupo de distribuição apresentou um forte crescimento nas vendas, num valor de 1.042,9 milhões de euros, representando um aumento de 28,2%. No entanto, as vendas comparáveis apresentaram um decréscimo de 0,5%.
Mercado onde a companhia continua a ser fortemente penalizada é o brasileiro. A operação no Brasil registou vendas líquidas de 802,1 milhões de euros, um recuo de 13,7% face a 2020. As vendas comparáveis cresceram 0,6%.
O grupo fechou 2021 com 5.937 lojas, uma redução de 3,8% em relação ao ano anterior.