Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Consórcio liderado pela Medway tem 82 milhões para relançar indústria portuguesa de fabrico de vagões para mercadorias

Por a 6 de Dezembro de 2021 as 11:24

Bruno Silva_Agendas MobilizadorasA Medway vai liderar um consórcio formado por 10 entidades que tem 82 milhões de euros para relançar a indústria nacional ferroviária de fabrico de vagões em Portugal, especializando-a na produção de vagões inteligentes para mercadorias – “smart wagons”. Este investimento vai permitir a criação de 65 postos de trabalho diretos na região do médio Tejo.

Fazem parte do consórcio três empresas do universo Medway, a Nomad Tech e a Evoleo Technologies, além de quatro entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação e o cluster para a competitividade.

O objetivo é produzir um produto de elevado valor acrescentado, com a incorporação de tecnologia, conhecimento técnico-científico e produção industrial, cobrindo todo o ciclo de vida do vagão, resume Bruno Silva, diretor geral da Medway.

Este consórcio pretende transformar o perfil português, potenciando a capacidade produtiva de vagões para mercadorias e de sistemas de sensorização, assim como a implementação de metodologias de manutenção preditiva, reduzindo desperdício e aumentando a disponibilidade deste ativo”, sublinha o responsável, citado em nota de imprensa.

“Além do impacto no perfil de especialização da economia portuguesa, este investimento também permitirá recuperar a indústria ferroviária de Portugal e inverter a balança comercial do país, substituindo importações por exportações”, acrescenta.

O desenvolvimento de “smart wagons” terá ainda um impacto significativo na redução das emissões carbónicas, diminuindo em 55% as emissões de gases poluentes durante o processo produtivo, uma vez que, além de uma manutenção mais eficiente, a produção recorrerá a energias renováveis e irá incorporar materiais reciclados, termina Bruno Silva.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *