Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Consórcio nacional vai investir 57 milhões na indústria dos insetos

Por a 17 de Novembro de 2021 as 11:52

Um consórcio de 38 empresas e centros de investigação anunciou esta quarta-feira a intenção de investir 57,4 milhões de euros na indústria dos insetos. A ideia é colocar Portugal na vanguarda da produção e comercialização de produtos alimentares à base de insetos e desenvolver soluções para as indústrias de cosmética e bioplásticos, assim como para o setor da biorremediação, através da valorização de resíduos orgânicos.

Com um horizonte de quatro anos, o consórcio prevê alocar 25,6 milhões de euros a I&D [Investigação & Desenvolvimento] e 29,5 milhões de euros em investimento produtivo. O investimento contempla ainda a qualificação de recursos humanos e a internacionalização. O plano de investimento preconiza um financiamento próprio das organizações do consórcio de 19,3 milhões de euros.

insetos

Entre os objetivos deste plano estratégico, destacam-se a criação três novas fábricas de produção de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico. “Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, incluindo sistemas de climatização, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares”, detalha o consórcio, em nota de imprensa.

Com este programa de investimento, o consórcio prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 43 novos produtos e serviços à base de insetos para o mercado.

“Os insetos são uma solução que vem reforçar a sustentabilidade ambiental no setor agroalimentar, trazendo mais eficiência à cadeia de valor e maior respeito pela utilização de recursos naturais”, comenta Daniel Murta, porta-voz da Agenda InsectERA e CEO da Ingredient Odissey SA, citado no mesmo documento.

O consórcio envolve três produtores de insetos em Portugal (Ingredient Odissey, Thunderfoods e The Cricket Farm Co.), a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e IPlantProject CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Agromais, Silvex, Mesosystems, Sorga, Savinor, Nutrifarm, PetMaxi, Sensetest, Solfarco, entre outras.Até 2030, a Europa deverá registar uma produção anual de 260 mil toneladas de produtos à base de insetos na Europa, entre os quais insetos inteiros, ingredientes de insetos e produtos incorporados com insetos comestíveis.

No setor europeu da alimentação para animais, a previsão é de uma produção de 500 mil toneladas em 2030, “quando até ao início de 2021 eram produzidas apenas 10 mil toneladas de ração à base de proteína de insetos”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *