Homepage Newsletter Produção

Encontro com Vinhos: Portugal bate França em prova cega no “Desafio de Lisboa”

Por a 9 de Novembro de 2021 as 15:33

FalcoariaO vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016, produzido pela Quinta do Casal Branco na região do Tejo, venceu o ‘Desafio de Lisboa’, que colocou em competição, em prova cega, vinhos do Sul da Europa, concretamente de Portugal, França, Itália e Espanha. A prova decorreu por ocasião da 22ª edição do Encontro com Vinhos, no Centro de Congressos de Lisboa, entre seis e oito de novembro, uma organização da Revista dos Vinhos.

Em confronto direto com o Château Rieussec 2017, “reputado vinho” francês de Sauternes, o Falcoaria Colheita Tardia 2016 ganhou, “por larga margem, o flight de vinhos de sobremesa”, tornando-se uma das grandes surpresas da noite, como anunciou a Revista de Vinhos.

Elaborado a partir das castas Viognier e Fernão Pires, o néctar resulta de “ótimas condições de desenvolvimento do fungo Botrytis Cinérea, também conhecido por ‘podridão nobre’, decorrente de pluviosidade acima da média ocorrida durante o mês de setembro 2016”, explica a Quinta do Casal Branco, em comunicado.

Colhidas bago a bago, as uvas sofreram prensagem direta em prensa vertical, sem desengace, com fermentação em cuba de inox, transitando para barricas de carvalho francês, no último terço da fermentação alcoólica”, acrescenta a empresa.

O vinho com a assinatura dos enólogos Joana Silva Lopes e Manuel Lobo de Vasconcellos estagiou 24 meses em barricas usadas de carvalho francês. Engarrafado em julho de 2021, este néctar de colheita tardia caracteriza-se pela “enorme exuberância aromática, com notas de fruta como tangerina, figo e alperce desidratado. Tem uma excelente estrutura e acidez viva na boca, surpreendendo com um final fresco e persistente”, define a empresa, no mesmo documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *