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GLS Portugal acelera expansão de agências próprias

Por a 17 de Setembro de 2021 as 14:25

GLSExpansão geográfica, tecnologia e pessoas. Este é trinómio que sustenta a estratégia definida pela empresa de logística GLS para tirar partido do impulso que a pandemia conferiu ao e-commerce e ganhar quota no mercado português

A empresa de transportes e logística GLS está a acelerar a expansão da rede de agências próprias em Portugal para dar resposta ao crescimento da atividade no mercado português, que triplicou em número de encomendas. Para conseguir responder ao aumento da procura, a empresa praticamente duplicou a estrutura de recursos humanos que tinha antes da pandemia, estratégia que permitiu “garantir a qualidade e excelência do serviço prestado”, afirma Rute Oliveira, network agencies manager da GLS Portugal, em entrevista ao Hipersuper.

A empresa inaugurou também um novo armazém em Braga, com 250 metros quadrados, que cumpre diversos objetivos. “Uma melhor localização, mais espaço e melhor usabilidade e uma reorganização dos serviços para melhor responder aos estafetas e clientes”, através da criação de entradas independentes e da separação das áreas comercial, de atendimento e de operações, detalha a responsável.

Sem revelar o investimento previsto para o plano de expansão no mercado nacional, Rute Oliveira adianta que está integrado na estratégia europeia de expansão que conta com um orçamento de 150 milhões de euros. Globalmente, a empresa alcançou receitas de 4,5 milhões de euros no ano fiscal de 2020, período no qual entregou 840 milhões de encomendas.

A empresa está apostada em crescer no mercado português à boleia do impulso que a pandemia conferiu ao e-commerce, tanto no canal B2B [Business to Business] como B2C [Business to Consumer]. “Queremos ser o parceiro privilegiado das empresas e apoiá-las nos seus processos de aumento de exportações e, também, ser reconhecidos pelos consumidores que compram online, quer pelo bom serviço que prestamos quer pela rapidez na entrega de encomendas”.

Para isso, a empresa conta com uma rede de 53 delegações próprias e cerca de 240 “ParcelShops” espalhadas pelo País. Esta infraestrutura permite um tempo médio de entrega até 24 horas, garante Rute Oliveira. “O aumento da cobertura geográfica reforçou a nossa capacidade de resposta, num momento em que o mercado está em franco crescimento. Procuramos impactar fortemente a melhoria da qualidade do serviço prestado, cada vez mais pensado para a criação de valor para o cliente”, sublinha.

A par da consolidação da expansão geográfica, a empresa está a apostar forte na implementação de soluções tecnológicas, que permitam aumentar a eficiência e a rapidez de resposta, e a contratar mais pessoas. “É, no fundo, o trinómio fundamental para a consolidação do crescimento da nossa atividade no mercado nacional”, garante Rute Oliveira.

“Temos vindo a investir, ao longo dos últimos anos, em soluções de tecnológicas que correspondem às necessidades e expectativas dos clientes”. O novo website, por exemplo, está agora mais intuitivo, permitindo, por exemplo, aos clientes empresariais, a personalização dos envios através de “múltiplos” serviços.

Além de todos estes desafios, a empresa tem ainda de estar atenta e antecipar as tendências. A network agencies manager da GLS Portugal considera existirem duas tendências principais a não perder de vista: a evolução do e-commerce e a sustentabilidade.

“Sobre o e-commerce, vale a pena citar Philip Kotler, professor universitário e guru americano do marketing, quando disse que o Marketing 4.0 consiste numa abordagem que combina a interação online e offline entre empresas e consumidores. Há cada vez mais pessoas online e é essencial às empresas saberem gerir a relação com os consumidores no mundo virtual”. No entanto, alerta a responsável, em alguns negócios o contacto presencial é indispensável. É o caso da GLS. “Será um trunfo indispensável e vai ser necessário para demonstrar que as interações acontecem online, mas que há um mundo real que chega a casa das pessoas todos os dias pelas nossas mãos”.

No que diz respeito à proteção do planeta, Rute Oliveira destaca o trabalho dos trabalhadores de todas as áreas da empresa que põe em prática diariamente a estratégia de sustentabilidade, que abarca desde o planeamento do transporte até aos edifícios e locais de trabalho. “É o resultado da iniciativa ambiental ‘ThinkGreen’, lançada em 2008, para coordenar e promover ativamente as atividades ambientais do grupo GLS, tendo objetivos bem definidos, nomeadamente a utilização responsável de recursos, a redução de emissões e a otimização do tratamento de resíduos”, recorda.

*Artigo originalmente publicado na edição 394 do Jornal Hipersuper

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